Você se Permite Descansar?
- saudepsicofisica

- 6 de fev. de 2022
- 3 min de leitura
Se continuar levando uma vida frenética, poderá estar cada vez mais próximo de uma síndrome de Burnet out (muito conhecida como estresse laboral)
O feriado acabou de acontecer e agora quero saber: se permitiu descansar? Se desligou do trabalho? E nos fins de semana, consegue pausar a mente das obrigações e tarefas? Ou durante a semana, você implementa pausas? E o mais importante, quando foi a última vez que você “curtiu” suas férias?
Semana passada eu fiz uma enquete no meu Instagram sobre isso e 63% relataram que possuem dificuldade de tirar férias. Durante um feriado, também percebi a dificuldade de várias pessoas em se permitir descansar e tirar a cabeça das obrigações para desfrutar de alguns dias de calma.
Isso pode se dar por vários fatores: necessidade financeira, excesso de cobrança, fuga da vida pessoal, sobrecarga de trabalho, dificuldade em parar, problemas em lidar com o tédio, produtividade exacerbada, busca por perfeição e aceitação… Todos esses pontos são de grande relevância, e também pode ser muito prejudicial a saúde física e mental se passar dos limites. E que limite é esse? O corpo dará sinais. Confie!
Sabe, eu também tenho uma grande dificuldade em pausar! Mas me policio. Tirar férias então, é como se eu tivesse que deixar de lado o meu trabalho, para priorizar o meu prazer e isso me gera bastante desconforto. Mas sabendo da importância disso para a minha vida, eu dou uma leve forçada para que isso ocorra! Eu me obrigo a pausar todos os dias e fazer coisas legais no meio da rotina, eu não trabalho aos finais de semana (com algumas excessões) e busco implementar esses momentos bons e não dar espaço para a culpa.
“Aí Lúcia, mas como eu vou pausar sabendo que tenho tanta coisa acumulada pra fazer?” Assim: saiba que se você continuar levando uma vida frenética, você pode estar cada vez mais próximo de uma síndrome de burnet out (esgotamento mental relacionado ao trabalho), pode estar contribuindo para o aumento da sua ansiedade, piora da qualidade de vida, falta de criatividade e distanciamento dos seus relacionamentos pessoais (fator muito importante para a sua felicidade). E sabe, quando não paramos, nosso corpo pára por nós. Podemos ficar doentes e assim será muito mais difícil manter a sanidade!
Sim, tem vezes que precisamos pensar no pior cenário para fazer as coisas acontecerem, mas também quero te contar os benefícios que você ganha ao implementar pausas na sua vida:
1 - apreciar o momento presente. A ansiedade, raiva e irritabilidade diminuirá;
2 - melhora na memória;
3 - maior qualidade de vida;
4 - maior facilidade em atingir os sonhos;
5 - novas ideias e formas de ação;
6 - mais conexão nos seus relacionamentos;
7 - Não estou dizendo para largar tudo e ir só “curtir”a vida. Mas para você aprender a se organizar, a priorizar a sua saúde, a cuidar da sua rotina e dos seus sonhos. Estou vindo te pedir para aprender a colocar em prática, antes que seja muito tarde e você sofra com as consequências disso! Não espere seu problema de Saúde Emocional cronificar;
7 - Provavelmente você conhece várias pessoas mais velhas, que viveram a vida toda para o trabalho, que pensavam que só iriam parar para “curtir” a vida quando se aposentassem, mas e se isso for tarde demais? E pra que esperar tantos anos para viver a vida dos seus sonhos?!
8 - Tudo é questão de equilíbrio!!! Seja hoje a versão futura que você quer ser, implemente agora mesmo alguma pausa sadia na sua vida e curta o trajeto, sem esperar o destino final! A vida é aqui e agora! Vamos juntos nessa jornada!
9 - eu me chamo Maria Lúcia Pesce, mas pode me chamar de Lúcia.! Sou Psicologa Clínica palestrante,mentora, supervisora e psicoterapeuta.Sou especializada em TCC (Terapia Cognitiva Comportamental), Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung, pós graduada em Tanstornos Alimentares (Obesidade, Bulimia, Compulsão alimentar, laudo para cirurgia Bariátrica, avaliações Psicológicas. No âmbito social prático servidos voluntários (doar um pouco de si em prol dos menos favorecidos = minha missão).
Estarei por aqui, abordando temas da Psicologia, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento, florescimento, renascimento, mudança de atitudes.Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou como:@psicologa.marialuciapesce
Maria Lúcia Pesce
Psicóloga Clínica
CRP 06/13.333
@psicologa.marialuciapesce
whatsapp 11 9 8820-8408
www.saudepsicofisica.wixsite.com/website (blog conteúdos)




Comentários