Afinal, qual a diferença entre Depressão e Tristeza?
- saudepsicofisica

- 19 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
Depressão é uma doença psiquiátrica extremamente séria que afeta muitas pessoas no Brasil e no mundo.
Pode desencadear sintomas leves, moderados e graves que afetam tanto o psicológico, quanto o físico.
Felizmente, é uma condição tratável.
Para definir a depressão, precisamos dividi-la em duas: a depressão no linguajar leigo e a do ponto de vista técnico da psiquiatria.
No linguajar leigo, esta muito conectado a tristeza e desanimo, o que muitas vezes nao é depressão. Os sintomas depressivos, como isolamento, perda de vontade, distanciamento social, falta de energia, tristeza e preocupação podem estar presentes em alguns momentos da vida, sem que isso se relacione ao diagnostico de depressão, especialmente se forem transitorios e auto limitados.
Já do ponto de vista técnico, a depressao é um quadro psiquiátrico marcado pela tristeza, falta de vontade, desânimo, alterações do sono e apetite, lentificação dos movimentos e velocidade de raciocínio, a ponto de a pessoa ter ou perceber um declínio da inteligência. Sensação de futuro sombrio e ruim, e a falta de esperança, também é um sintoma comum. Nesses casos, mesmo que a pessoa se esforce para melhorar, não consegue. Isso pode trazer diversas consequencias para a vida do paciente acometido, como dificuldade em permanecer no trabalho e se relacionar.
O início da depressão pode ser muito variado, dependendo da personalidade, temperamento, eventos que desencadeiam a doença, gênero e idade de cada pessoa.
Os sinais frequentes mais comuns são: tristeza, falta de vontade, interesse e pensamento de ruína.
Como dito anteriormente, depressão do ponto de vista técnico, é um transtorno mental no qual o paciente apresenta uma constelação de sintomas decorrentes de alterações fisiológicas no cérebro, que gera muito sofrimento e disfuncionalidade em dimensões como trabalho, família, social, autocuidado e conjugal.
Já a tristeza, é um sentimento que pode ocorrer por diversos motivos, em diversos momentos da vida e é auto limitado. Por outro lado, quando prolongado, pode ser um dos sintomas do quadro depressivo.
Maria Lúcia Pesce
Psicóloga Clínica
@psicologa.marialuciapesce




Comentários