top of page

Viva o Aqui e o Agora!

  • Foto do escritor: saudepsicofisica
    saudepsicofisica
  • 1 de fev. de 2022
  • 2 min de leitura

Já ouvimos muito o conceito: “Viva o agora! ”. Pois é. Sabemos que nossa mente é muito poderosa e se não estivermos sempre em vigília, ela facilmente nos envolve com pensamentos, recordações e nos coloca para “remoer” o passado, ou permanecemos com pensamentos acelerados (vários ao mesmo tempo). Com isso, deixamos de vivenciar o presente, as inúmeras possibilidades que estão no aqui e agora, e ficamos em moradia no que já passou ou no que pode estar por vir.

Histórias e pensamentos criados, um após o outro, pode durar dias, meses, anos. Assim, o acontecimento nunca termina verdadeiramente, pois a mente se encarrega de dar continuidade ao processo. Desta forma, o corpo também responde. Ele é

impulsionado por nossos pensamentos a perpetuar emoções antigas/futuras toda vez que a história é remoída/imaginada, o corpo também revive as emoções de raiva, irritação e estresse, e não é incomum que ao longo de anos revivendo que o corpo adoeça.

Assim como se prende ao passado, a mente também pode se instalar no futuro, gerando ansiedade, tentando controlar os acontecimentos futuros. Muitas vezes, ela acredita que a felicidade só irá acontecer quando algo no futuro se realizar, quando você comprar aquela casa, ou quando você estiver naquele emprego. Mas a conquista dessas metas dificilmente se realizará se você não estiver vivendo o presente, afinal, é no presente que estão as oportunidades. É nele que a vida pode ser verdadeiramente ser vivida.

Mas como colocar toda essa atenção no presente em prática?

Manter o foco no presente é um exercício a ser praticado, uma habilidade a ser desenvolvida. Você pode começar focando sua atenção às cores, texturas, sabores de cada coisa que você encontra à sua volta. Ao tomar banho, sinta a água, o cheirinho bom do sabonete; ao comer, sinta o gosto e a textura do alimento, se concentre nas tarefas que está executando uma de cada vez, e é normal que venham outros pensamentos que não sejam do presente. Neste momento, foque em sua respiração, sinta o ar enchendo seus pulmões e também sinta-o saindo.

A meditação também é um ótimo caminho para exercitar sua presença no “aqui e agora”. As técnicas de respiração também. O exercício de meditar não é o de não pensar, pois pensamentos involuntários vão ocorrer, mas, identificá-los e interrompê-los, voltando sua atenção para o momento através do foco na respiração, por exemplo.

Frequentemente precisamos acalmar nossa mente e interromper a agitação ou, pelo menos, esse diálogo interno contínuo a que estamos acostumados, para poder chegar a um estado de serenidade.

O que passou, já passou e não podemos mudar e o futuro, ainda que seja bom planejá-lo sem ansiedade e com mesura, tampouco podemos controlá-lo. Na verdade, o hoje é o único com que contamos. Precisamos viver aqui e agora. Por isso, temos que aproveitá-lo ao máximo. Desfrutemos os bons momentos e aprendamos com aqueles que não nos agradam tanto. Sejamos felizes.


Maria Lúcia Pesce

Psicóloga Clínica

CRP 06/13.333

@psicologa.marialuciapesce

whatsapp 11 9 8820-8408

www.saudepsicofisica.wixsite.com/website (blog conteúdos)

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O Medo. Nosso Sinal de Alerta!

O Medo. Nosso sinal de Alerta! O medo atrapalha o nosso dia a dia, aparecendo sem se anunciar em nossos pensamentos, em nossas palavras,...

 
 
 
Gentileza gera Gentileza!

“Por favor?", "Obrigado!", "Muito prazer!", "Bom dia!", "Tudo bem?", "Posso ajudar?"... Quem não gosta de ser bem tratado? Como a célebre...

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2021 por Psicologia Clínica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page