Os Trabalhos Manuais Acalmam, Centralizam a Mente e Diminuem a Ansiedade/Estresse
- saudepsicofisica

- 5 de fev. de 2022
- 4 min de leitura
O cuidado com a saúde mental é um dos tópicos que mais tem sido abordados durante o isolamento social. Além da terapia, algumas atividades manuais, podem ser feitas para distrair e não sentir tanto os efeitos dessa época difícil.
Pensando no cuidado com a saúde mental, segue algumas atividades que podem minimizar o estresses ansiedade.
Abaixo, segue algumas atividades que podem ajudar com o estresse e a ansiedade, sentimentos comuns nesse período.
O que você faz com as suas mãos tem um efeito imediato no seu cérebro. Sabia disso? Um número significativo de terapias tomam como referência os trabalhos manuais, para conseguir canalizar as emoções ou sentimentos problemáticos. E isso não é a toa: é fato que o trabalho manual nos predispõe a ter pensamentos e atitudes mais positivas, desta forma relaxando.
Para os momentos em que você está irritado, nada melhor do que desenhar linhas retas. Horizontais, verticais e em diagonal. Faça um traço para cada detalhe que passa pela sua mente e que aumenta a sua raiva. Você vai ver como o resultado é poderoso.
Desenhe espirais para superar a sensação de estar preso e se livrar da ideia de que não há saídas, de que não há um caminho claro a seguir. Use cores diversas e pinte uma sobre a outra, sem pensar muito. Deixe fluir…
Às vezes a raiva tem bases muito poderosas, principalmente quando a pessoa foi vítima de uma injustiça ou sente indignação por algum fato concreto. Para acabar com a indignação, o adequado é pegar um papel velho e rasgá-lo em pedaços, tão pequenos quanto conseguir. Irá ver como vai se sentir melhor.
Se se sente disperso ou desconcentrado, mas quer se concentrar em uma meta e alcançá-la, você pode ativar a sua atenção desenhando grelhas (colunas e linhas), as mais perfeitas que puder. Outra opção é colorir círculos concêntricos, como os de um tiro ao alvo. Esforce-se em ser bastante detalhista e você vai ver como a sua concentração vai aumentar.
Quando estiver com pouca disposição e sentir que lhe falta energia, pode ativar a sua vitalidade pintando paisagens de muitas cores. Não se preocupe com a perfeição das formas, concentre-se mais no uso de muitos tons no céu, na vegetação, no mar ou na paisagem que escolher. Se quiser depois desfaça do desenho.
Às você não sabe o que te deixa inquieto, o que te entristece ou te incomoda, muito menos sabe se está ou não agindo de forma adequada. Para estes momentos de confusão em que se sente incapaz de definir o que sente, o ideal é fazer um autorretrato. Desenho a si mesmo. Ninguém irá ver!
Coloque-se em frente de um espelho e olhe atentamente a expressão dos seus olhos, da boca e da testa. Tente capturá-las. Este exercício promove a autopercepção. Os trabalhos manuais relacionados aos autorretratos facilitam o conhecimento sobre como percebemos a nós mesmos.
Para estes momentos de indecisão, as colagens são muito bem-vindas. Pegue revistas ou jornais velhos e elabore uma colagem sobre uma cartolina. Não pense muito na composição, faça isso quase que de forma automática. A própria colagem te dará pistas sobre qual decisão tomar.
Existem momentos de desilusão ou decepção nos quais um trabalho manual pode ser de grande ajuda. Quando você estiver passando por uma desilusão, pegue uma pintura famosa que você goste e comece a replicá-la desenhando-a em um papel. Isso vai te ajudar a reorientar suas emoções.
Sim! Saídas Existem!!!
Se você tem um problema daqueles que não parece ter solução, sente-se em frente de um papel e comece a desenhar ondas de diferentes cores e/ou círculos de tamanhos variados. Tente fazer cada figura com um único traço e use, de preferência, cores frias. Repita este exercício até aparecer a luz no fim do túnel. Acredite: ela vai aparecer.
Por mais que tente, existem coisas que você não entende. Seja a forma de realizar uma tarefa, alguma leitura ou o comportamento de outra pessoa. Desenhar mandalas ou formas cheias de arabescos vai te ajudar a se abrir para a compreensão. Tome o tempo que precisar, procure relaxar e se acalmar. Carl Gustav Jung fazia o uso da mandala para acalmar e centralizar a mente dos pacientes.
Quando sentir ansiedade, o melhor que pode fazer é criar uma boneca de pano. Não importa o tamanho, mas ela deve estar completa: com cabeça, corpo e membros. Dê a ela a forma que quiser e desenhe uma expressão para seu rosto. Este é um dos trabalhos manuais que atraem a serenidade de que você precisa.
Montar quebra cabeças ajudam a se concentrar e esquecer dos pensamentos acelerados. Fazer qualquer tipo de montagem ou conserto que lhe agrade
Quando você tiver medo, é hora de, tricotar, fazer crochê, bordar, costurar, pintar, cozinhar algo não usual ….. Não importa o método que utilizar: pode ser crochê, tricô com duas agulhas, macramê, tear manual ou qualquer outra técnica. Tricotar/crochetar/bordar é uma atividade antiga, que também reforça a confiança nas suas próprias capacidades. No tricô, assim como na vida, você vai unindo os fios para formar algo novo.
Maria Lúcia Pesce
Psicóloga Clínica
CRP 06/13.333
@psicologa.marialuciapesce
whatsapp 11 9 8820-8408
www.saudepsicofisica.wixsite.com/website (blog conteúdos)




Comentários