15 Dicas para ajudar a Diminuir a Ansiedade no Dia a Dia
- saudepsicofisica

- 2 de fev. de 2022
- 3 min de leitura
1. Tente controlar a sua respiração:
Em situações mais intensas, muitas pessoas buscam alternativas acessíveis e práticas para entender como diminuir a crise de ansiedade. Nesses casos, a respiração deve ser o principal foco.
Voltar a sua atenção para o movimento de inspiração pelo nariz e expiração pela boca é uma técnica de meditação conhecida como mindfulness. Além de proporcionar calma, o controle da respiração reduz as reações do sistema nervoso autônomo.
2. Pratique meditação (simples):
Além de lidar com momentos de crise, é importante que pessoas com ansiedade tratem diariamente o estresse da rotina.
A meditação guiada (netflix, google) é um recurso que, para quem tem dificuldades de concentração, é possível atingir um relaxamento físico e emocional, ou pode ser com a orientação de um instrutor/psicologo.
3. Busque alternativas naturais para relaxar:
Muitos indivíduos com o transtorno, se beneficiam também de tratamentos alternativos como a homeopatia e o uso de florais voltados para sintomas de Ansiedade.
Além disso, alguns chás para Ansiedade podem proporcionar calma, como camomila, lavanda, erva cidreira, flor de maracujá e valeriana, melissa, mulungu…
4. Pratique exercícios físicos:
A forma mais comum de controlar a ansiedade é a prática de exercícios. Fazer atividades físicas ajuda a lidar com o transtorno (de preferência de manhã), porque eleva a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer.
Exercícios como caminhada, corrida ou até yoga, onde é possível uma conexão com a respiração, podem ser muito benéficos para a ansiedade.
5. Acorde 15 minutos mais cedo:
Acordar de 15 a 30 minutos antes da hora habitual ajuda a descansar a mente e evitar o estresse, pois permite ter mais tempo para fazer suas atividades antes de sair de casa.
Com o tempo, acordar mais cedo torna-se um hábito e, por isso, vai ficando mais fácil, especialmente depois de se perceber os benefícios sobre o humor e bem-estar.
6. Seja organizado:
Trabalhar, estudar e viver em ambientes organizados ajudam no equilíbrio emocional e controle da ansiedade.
Isso porque quem convive com lugares bagunçados gasta mais tempo para achar o que precisa, acumula coisas sem utilidade, o que dificulta o bem-estar e acaba por criar sentimentos de ansiedade. Faça um check list de planejamento diário/semanal/mensal.
7. Faça terapia:
Além de ser o tratamento para o transtorno, a terapia com um psicólogo é um espaço de escuta especializada para refletir sobre as causas da ansiedade. E assim poder transformar as atitudes.
8. Cuide do seu sono:
Evite ações que levam a preocupação e desgaste antes de dormir. Nem sempre podemos prever o que pode acontecer pouco antes de deitar, mas é possível sair das redes sociais e evitar demandas que levam a agitação.
É importante que o sono seja visto como seu momento exclusivo para relaxar e se acalmar fisicamente e psicologicamente.
9. Mantenha o foco no presente:
Quando sua mente tem a tendência de vagar aleatoriamente entre passado e futuro, sem direcionamento, você pode se perder no tempo presente e a ansiedade pode iniciar.
Permanecer dedicado integralmente ao momento atual é a chave para manter a calma e analisar seus pensamentos, e assim controlar a ansiedade.
10. Reduza ingestão de açúcar e alimentos processados:
Evitar alimentos processados e ricos em açúcar significa que o corpo experimenta menos altos e baixos de açúcar no sangue, o que ajuda a reduzir ainda mais os sintomas de ansiedade.
11. Use óleos essenciais:
Usar óleos essenciais, acender um incenso ou uma vela perfumada são técnicas que podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade.
Alguns dos aromas calmantes são: lavanda, rosa, vetiver, bergamota, camomila romana, neroli, laranja ou flor de laranjeira.
12. Ouça música:
A música (leve) também colabora para o relaxamento, prevenindo a tensão muscular e diminuindo os sintomas causados pela ansiedade.
Uma pesquisa realizada por neurocientistas do Reino Unido mostrou que participantes expostos a determinadas músicas diminuíram a atividade cerebral, batidas do coração, pressão sanguínea e ritmo da respiração.
13. Diminua seu uso nas redes sociais:
Use as redes sociais de forma consciente. É importante se manter informado, mas checar as redes sociais a cada cinco minutos pode sobrecarregar a sua mente e até gerar um desgaste emocional.
Quando você sentir vontade de pegar o celular, tente controlar esse impulso e faça uma respiração profunda.
14. Reduza ingestão de cafeína, energéticos, chocolates:
A cafeína é um estimulante encontrado no café, chás, chocolate e em bebidas energéticas. Altas doses podem aumentar a ansiedade, por isso, é importante reduzir a ingestão da substância no corpo.
Muitos estudos mostram que beber café com moderação é saudável, mas pessoas mais sensíveis podem sentir efeitos adversos com doses pequenas de cafeína. Em geral, até cinco xícaras de café por dia é considerado uma quantidade moderada.
15. Evite a procrastinação:
A procrastinação (deixar o que tem que fazer para depois) pode levá-lo a agir de forma reativa, fazendo com que você entre em um modo de luta mental permanente com sua própria agenda. Isso pode causar estresse e ansiedade.
Manter suas tarefas e prioridades em dia, deixando a procrastinação de lado, é uma maneira de controlar o transtorno.
Maria Lúcia Pesce
Psicóloga Clínica
CRP 06/13.333
@psicologa.marialuciapesce
whatsapp 11 9 8820-8408
www.saudepsicofisica.wixsite.com/website (blog conteúdos)




Comentários