Erros e Curiosidades sobre SAÚDE MENTAL e ALIMENTAÇÃO
- saudepsicofisica

- 12 de jan. de 2022
- 2 min de leitura
✅A alimentação já deixou de ser uma simples necessidade biológica há muito tempo e todo mundo sabe disso, não é? A gente come para relaxar, por estar entediado, ansioso, triste... Certo?
ERRADO!
✅É claro que não vivemos numa bolha e exceto para questões específicas de saúde, ninguém deve deixar de comer o que gosta, mas transferir as emoções para a comida é um problema, pois influencia diretamente na sua qualidade de vida.
✅É obvio que a alimentação tem um papel mega importante na nossa vida e vai além da biologia ou fisiologia. Quem nunca, por exemplo, ficou feliz ao comer um prato que gosta, ou decepcionado ao descobrir que aquele prato super bonito não era tão gostoso assim?
✅A questão aqui é que a relação com a comida vai muito além disso, e as pessoas desenvolvem de verdade transtornos na relação com os alimentos, pode chegar a desenvolver Transtorno Alimentar.
✅Goste ou não dessa afirmação, o fato é que tentar ter uma alimentação balanceada pode até parecer coisa de “musa fitness”, “blogueira”, “bombadinho da internet”, mas na verdade envolve cuidar de si mesmo, do próprio corpo e da própria mente.
✅Os estudos recentes mostram, por exemplo, que o consumo de açúcar, a longo prazo, causa neuroinflamação.
✅Uma das regiões do cérebro bastante afetada é a relacionada ao planejamento e controle de impulsos. A ciência prova que o consumo elevado de carboidratos refinados, faz com que as pessoas tenham menos capacidade de planejamento e sejam mais impulsivas.
ALERTA:👇🏻
É claro que esses alimentos não são os únicos responsáveis por um comportamento impulsivo, principalmente se estivermos falando de transtornos mentais específicos, mas de qualquer forma, contribuem diretamente.
Maria Lúcia Pesce
Psicóloga Clínica
CRP 06/13.333
@psicologa.marialuciapesce
whatsapp 11 9 8820-8408
www.saudepsicofisica.wixsite.com/website (blog conteúdos)




Comentários