Dor Crônica pode ser uma das causas da Insônia
- saudepsicofisica

- 28 de set. de 2021
- 2 min de leitura
A dor crônica pode impedir que você adormeça e se mantenha dormindo, além da dor física também mexe com o emocional. Isso, por sua vez, intensifica a sensação de dor. Qual é a causa por trás dessa relação e o que fazer a respeito?
A dor é uma das sensações mais desagradáveis, incômodas e angustiantes que podemos exprimentar. Ela gera inquietação, é um obstáculo para o desmpenho das nossas tarefas diárias e afeta a nossa vida social. Mas, acima de tudo atrapalha, o descanso.
Quando esse desconforto é prolongado, o sono da pessoa é afetado, apresentando diversas alterações.
Se em algum momento da sua vida você sofreu uma dor significativa, provavelmente passou a temer o período da noite. As sensações são exacerbadas pela falta de estímulos externos e a incapacidade de adormecer pode gerar muita frustração. Para quem tem dores crônicas , essa é uma constante no dia a dia. Embora possa haver métodos para aliviá-la , é importante garantir que a qualidade do sono seja boa.
O que é dor crônica?
A dor pode maifestar de duas maneiras diferentes:
1 - A dor aguda , é aquela que surge em relação a uma lesão ou um problema recente, tem uma duração limitada e desaparece à medida que o corpo cicatriza.
2 - A dor crônica é aquela que permanece por mais de três meses, ou um mês após a resolução do disturbio original. Dependendo da sua origém pode, consistir em uma dor surda, latejante, pressão ou rigidez entre outros.
Existe uma variedade de patologias que podem levar ao seu aparecimento. Os mais comuns são os seguintes :
artrite , osteoartrite e reumatismo
enxaqueca e dores de cabeça
câncer
danos no nervo
fibromialgia
traumas e infecções
Em geral estima-se que entre 20% e 35% da população mudial sofra de dores crônicas.
Há tratamento. Procure profissionais da saúde especialistas.
Maria Lúcia Pesce
Psicóloga Clínica
@psicologa.marialuciapesce
.
.
.




Comentários