top of page

Compulsão Alimentar: Oneomania

  • Foto do escritor: saudepsicofisica
    saudepsicofisica
  • 5 de out. de 2021
  • 3 min de leitura

A compulsão por compras é um transtorno entre as pessoas ansiosas. Esse transtorno em excesso pode gerar um distúrbio de Oneomania. Este distúrbio está ligado a uma necessidade incontrolável de comprar e gastar dinheiro onde a pessoa simplesmente consome pelo simples prazer de comprar , mesmo que não esteja necessitando de algum objeto ou produto que esteja adquirido.

Na Oneomania a pessoa simplesmente busca suprir um prazer momentâneo, que a partir do impulso por compras experimenta sentimentos como culpa e fracasso por não conseguir resistir ao gasto incontrolável.

Esse transtorno é gerado a partir de um conflito interno , muitas vezes ligados ao ambiente de formação, as vezes foi originado por algum sentimento de escassez, falta de afeto, ou mesmo ligado ao fato de em algum momento não ter acesso a coisas materiais, como por exemplo na infância não yer acesso a alguns bens, a partir do momento em que consegue ter acesso ao dinheiro a pessoa começa a usá-lo de forma incontrolável sem pensar nas consequências. Há também as pessoas que sentem um “vazio emocional” e tentar suavizar através de compras.

Pessoas que sofrem desse transtorno, tendem a gerar um auto endividamento, vivendo um ciclo visioso onde muitas vezes ,ocorrem gastos estrondosos em cartões de crédito, acúmulo de empréstimos e endividamentos, utilização de cheque especial e muitas vezes podem até recorrer a agiotas.

Dessa forma, é difícil tratar o problema por ter que lidar com juros abusivos e acrescido das despesas cotidianas básicas para a sobrevivência.

Mas ainda é importante distinguir a pessoa consumista da pessoas Oneomaniaca. Vivemos em uma sociedade consumista, onde é natural o desejo de "ter" seguido pelo bombardeio de informações que são consideradas verdadeiros "imãs" para a pessoa consumista. A pessoa tem clareza de como obter o objeto de desejo, em qual momento, e se há curto, médio ou longo prazo, enquanto o oniomaniaco não... simplesmente ele adquire o objeto e só depois ele pensa em como vai pagar. Ou se realmente necessitava do objeto.

Sinais do distúrbio compulsivo por compras (Oneomania):

• desequilíbrio financeiro;

• desentendimentos familiares por dificuldades de compreender os avisos e discursos das pessoas ao redor, as quais percebem o transtorno;

• mudanças de humor causadas pelo hábito de consumo;

• hábito de esconder compras e a quantidade de dívidas acumuladas;

Além disso, as justificativas podem ser inúmeras como: senso de merecimento ou uma gratificação.

Dicas para evitaria Compulsão de Compras:

• deixe seu cartão de crédito e débito em casa;

• se necessário cancele ou bloqueie o cartão por um período para controlar os gastos;

• não utilizar dinheiro ou cartão de terceiros, isso faz com que o problema aumente e é esperado que afeta a vida financeira do outro, gerando mal-estar e distanciamento social.

Buscar uma rede de apoio é providencial, conversar com amigos e familiares, eles podem ajudar.

O importante é buscar tratamento, não basta algumas aulas de educação financeira, apesar de terem sua importância e objetivo.É fundamental buscar psicoterapia individual ou um grupo de apoio, dependendo do grau do transtorno,

Torna-se indicador associar a psicoterapia com a psiquiatria para inclusão medicamentosa.

O psicólogo busca tratar o transtorno não apenas tratando a compulsão por compras ou anomania, mas buscar quais são as causas emocionais e comportamentais que levam a pessoa a desenvolver o distúrbio, e assim abordar as questões primordiais que se relacionam ao desenvolvimento do transtorno, auxiliando no fortalecimento do paciente com essa compulsão. O Psicólogo especializado, faz uso de técnicas para diminuir a ansiedade e enfrentamento do problema.


Maria Lúcia Pesce

Psicóloga Clinica

@psicologa.marialuciapesce

.

.

.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O Medo. Nosso Sinal de Alerta!

O Medo. Nosso sinal de Alerta! O medo atrapalha o nosso dia a dia, aparecendo sem se anunciar em nossos pensamentos, em nossas palavras,...

 
 
 
Gentileza gera Gentileza!

“Por favor?", "Obrigado!", "Muito prazer!", "Bom dia!", "Tudo bem?", "Posso ajudar?"... Quem não gosta de ser bem tratado? Como a célebre...

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2021 por Psicologia Clínica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page