top of page

Se prepare para Retomar a Vida!

  • Foto do escritor: saudepsicofisica
    saudepsicofisica
  • 16 de out. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualmente estamos no Momento da Retomada. E agora, o que faremos?

Algumas pessoas foram acometidas pelo medo, luto, ansiedade e depressão. Este período não foi nada fácil, mas temos que entender que agora é um momento de transição para voltarmos a vida com poucas restrições. Não sabemos quando estaremos livres totalmente das regras de isolamento, porém este dia vai chegar. Assim espero!

Se você sente que tem algum dos sintomas acima cuide de si, entenda o que sente para que seja possível estar cada vez mais forte.

Seguem algumas dicas:

  • Esteja próximo das pessoas que te fazem bem. Parentes e amigos que nutra afeto e com a troca reciproca. Lembre-se que hoje é muito comum nos falarmos por mensagens, em vídeo chamadas, e quando for presencial tome as devidas providências para que todos estejam protegidos.

  • Respire sempre para que quando o mal estiver se aproximando de você, já saiba controlar o momento, voltando para a respiração e consequentemente ao equilíbrio.

  • É muito importante tratar da mente e do corpo. Coloque o seu corpo em movimento: Caminhe, corra, jogue, ande de bicicleta, vá a academia, faça yoga, alongamento ou meditação. . . Perceba que existe uma gama enorme de atividades que estão a sua disposição.

  • Estabeleça uma rotina. Agora, que estamos retomando gradativamente as nossas atividades, veja qual a sua agenda, o que deve fazer on line, o que será presencial e estabeleça planos diários para as suas atividades (faça um planner semanal)

  • Coma o mais saudável que puder. E não se puna se em alguns momentos você der uma “escapadinha”, porque não é uma ditadura e sim um novo conceito que será incorporado gradativamente na sua vida.

  • Faça atividades prazerosas, sempre voltadas para aquilo que faz os seus olhos brilharem: cozinhe, dance, ouça músicas, assista filmes ou séries, contemple a arte, faça cursos on line, leia livros, faça passeios, pinte e borde. Enfim, transborde naquilo que faz sentido.

  • Contemple a natureza. Pode ser o mar, as flores, a paisagem, os animais ... Existem lindos lugares para você visitar, como um jardim, parques de sua Cidade, praças, praia, montanhas, olhar para o sol nascente ou para o sol poente. Muitas vezes um animal de estimação traz um novo sentido a vida.

  • Festeje as suas conquistas. Lembre-se de que todo passo é um passo. Portanto, devem ser vividos com muita alegria. Pequenas conquistas nos levam a alcançar um objetivo maior que traçamos. Metas curtas nos levam a alcançá-las, e assim planejar outras metas.

  • Viva o agora, este é o melhor momento para você se conectar consigo. Pensar muito no passado ou no futuro, certamente vai te tirar do foco da contemplação do momento.

  • Cuide da sua espiritualidade.

  • Se perdoe. A auto punição é um ato de auto sabotagem e de auto flagelo. Entre em contato com aquilo que te incomoda e procure entender que o acontecidio não faz parte de hoje. Caminhe e procure sempre a melhor versão de si.

  • Tenha gratidão. O olhar grato para tudo que está ao seu redor e do que vive, isso traz um novo sentido para a caminhada. Na maioria das vezes somos gratos pelas coisas boas, que conquistamos, contemplamos e que nos trazem um afeto. Porém, procure olhar para uma situação que não foi tão boa e quais os ensinamentos que tirou deste momento. Você vai ver que daí também sairá pensamentos de gratidão.

  • Não acredite em todas as informações. As “fake News”estão em todas as partes. Procure fontes de respeito para se atualizar e não fique o dia inteiro debruçado sobre um noticiário maçante das dores e das tragédias, pois o mundo também caminha com muita positividade.

  • Procure um profissional e fale sobre o que está passando. Não deixe que os seus sentimentos te dominem. Fazer terapia traz benefícios, tanto no sentido preventivo quanto corretivo. Não é preciso estar em crise para procurar um profissional. Podemos trabalhar o trauma, porém é muito melhor viajar para dentro de si e se fortalecer para que ele não bata na sua porta.

Maria Lúcia Pesce

Psicóloga Clinica

@psicologa.marialuciapesce

#terapiaonlinebrasil#laudobariatrica#saoroque

#terapiasaoroque#psicologosaoroque

#orientacaopais#supervisaopsicologia#testespsicologicos #obesidade

#compulsao#impulsividade

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O Medo. Nosso Sinal de Alerta!

O Medo. Nosso sinal de Alerta! O medo atrapalha o nosso dia a dia, aparecendo sem se anunciar em nossos pensamentos, em nossas palavras,...

 
 
 
Gentileza gera Gentileza!

“Por favor?", "Obrigado!", "Muito prazer!", "Bom dia!", "Tudo bem?", "Posso ajudar?"... Quem não gosta de ser bem tratado? Como a célebre...

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2021 por Psicologia Clínica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page