Saber quando dizer NÃO!
- saudepsicofisica

- 24 de dez. de 2021
- 2 min de leitura
Ser gentil é uma amabilidade. Uma forma de atenção, cuidado e consideração com o próximo. Porém, não confunda ser bom com ser bobo. Não permita que uma pessoa mal-intencionada te manipule direta ou indiretamente em benefício próprio. Pois, infelizmente, isso é comum de acontecer.
Amizade, amor e reciprocidade exigem igualdade. E sabemos que, às vezes, é difícil negar alguma coisa para alguém que é puro amor e carinho e que tanto gostamos. Natural, então, dizer “sim”! Mas, desde que isso não te sufoque ou te cause mal-estar.
Seja sempre fiel a você, suas vontades e escolhas. Se não estiver a fim, simplesmente, diga: Agora eu não quero! Não estou a fim! Tenho outro compromisso! Mesmo que esse compromisso seja com você mesmo.
Economize seu tempo com quem te procura só quando quer obter algo em troca. Entenda que quem gosta de verdade de você, jamais vai ficar chateado ou virar seu inimigo simplesmente porque você não fez o que eles queriam que fizesse. Isso é coisa de gente egocêntrica e com certeza, esse tipo de pessoa você não precisa ter em sua vida.
Dizer não, muitas vezes, pode nos soar como egoísta e gerar um medo de sermos rejeitados, mas, saiba que mudar essa postura é necessário para viver bem. Saiba dizer não para o que não te agrega e diga sim a si mesmo, ao que acredita e deseja para sua vida.
Um “não” firme e delicado logo de início, na verdade, é uma chance para que a outra pessoa encontre uma alternativa que será melhor para todos, evitando constrangimentos e estresse entre as partes.
Não sinta culpa!
Existem algumas razões para que esta ação pareça mais complicada do que realmente é, como por exemplo, a pessoa pensar que será rejeitada ao dizer não, ou se sentir culpada por ter se negado a realizar algo.
Porém, quando você diz não, isso quer dizer que você tem conhecimento de seus limites e da sua capacidade. Por mais difícil que seja, muitas vezes, é necessário, inclusive para manter relacionamentos saudáveis.
Ser bom não é ser “bonzinho”. Você não precisa aceitar tudo, ultrapassar os seus limites para fazer algo de positivo para alguém. Se alguém exige de você algo que vai contra os seus valores, é sinal de que essa pessoa não te respeita e, portanto, não merece sua consideração. É preciso entender que não se pode agradar a todo mundo o tempo todo e esquecer-se de si mesmo.
Dizer NÃO é realmente desafiador em muitos momentos, mas sempre vale a pena ser fiel aos seus desejos e convicções. Claro, que é essencial ter bom senso, pois não dá para recusar tudo o que o seu chefe pede, por exemplo, ou deixar de realizar outras obrigações. A ideia não é fazer apenas o que tem vontade e sim saber reconhecer o que irá ou não agregar à sua vida.
Liberte-se!
Maria Lúcia Pesce
Psicóloga Clínica
CRP 06/13.333
@psicologa.marialuciapesce




Comentários