O que é Transição de Carreira? Como Proceder?
- saudepsicofisica

- 31 de dez. de 2021
- 2 min de leitura
Muitas pessoas entram no mercado de trabalho na primeira oportunidade que lhes foi dada. Pode ser um emprego qualquer, muitas vezes, fora da área de interesse e, embora seja uma chance importante no momento, com o tempo, pode trazer insatisfação e o desejo de uma transição de carreira. Outros fatores podem fazer com que o profissional não continue satisfeito com seu cargo, como um salário muito baixo, baixa expectativa de crescimento e desvalorização no mercado. Por isso, mudar de carreira é mais comum do que se pode imaginar.
Nem sempre o emprego dos sonhos é realmente o melhor, muitos problemas podem surgir no decorrer do caminho.
Esse processo não acontece da noite para o dia.
Afinal, é preciso pensar bem naquilo que se deseja fazer agora, conhecer o mercado e buscar especialização para se posicionar. Além disso, em muitos casos, essa decisão pode não ter sido uma escolha, mas sim, a única solução.
Mudanças estão constantemente acontecendo: podemos mudar de ideia ou acontecem situações que nos fazem repensar sobre nosso atual momento. Na vida profissional, não é diferente. Existem vários fatores que podem fazer pensar na transição de carreira. Veja alguns deles:
FALTA DE PROPÓSITO NA PROFISSÃO
Um dos motivos que encorajam alguém a querer fazer a transição de carreira, é quando essa pessoa não se encaixa mais nos propósitos da profissão atual. Por isso, acaba migrando para outra área, que ofereça desafios e oportunidades para sua carreira.
DECEPÇÃO COM AS PERSPECTIVAS DA ÁREA
Outro principal motivo para mudar de carreira, é quando o profissional se sente decepcionado com o cenário no qual está dentro da empresa. Muitas vezes, criamos expectativas sobre o que vamos vivenciar no trabalho, mas nem sempre essa será a realidade.
DESMOTIVAÇÃO PARA BUSCAR CRESCIMENTO
Se o profissional se sente desmotivado e está estagnado em sua profissão atual, algumas vezes, isso o leva a optar pela transição de carreira. A falta de interesse o impede de obter o crescimento que almeja, por isso, essa mudança pode oferecer algo que realmente o ajude a se desenvolver.
COMO COLOCAR NO CURRÍCULO QUE ESTÁ EM BUSCA DE UMA TRANSIÇÃO DE CARREIRA?
Para fazer a transição de carreira, você precisa atualizar o seu currículo, ajustando para ficar mais adequado à área em que deseja ingressar. Deixe com mais destaque os novos cursos, que são atrativos para a vaga pretendida.
Sua formação antiga deve ter menos foco, mas tente aproveitar as suas competências e habilidades para essa nova. Reforce suas soft skills, as experiências que obteve, entre outras qualidades que ajudarão a mostrar que você é um bom candidato.
Se você se questiona se a transição de carreira é o melhor caminho, então, já tem um ponto muito importante a trabalhar. Busque informações sobre o que desperta seu interesse, trabalhe o lado psicológico e procure algo que traga satisfação e realização.
Para fazer a transição de carreira, é sempre importante trabalhar em etapas. Não é recomendado que você largue um emprego por impulso e vá atrás de outro, pois pode não conseguir oportunidades ou se frustrar. Trabalhe gradativamente até conseguir se estabilizar na nova carreira desejada.
Se necessário procure um psicólogo especializado em Orientação Profissional.
Maria Lúcia Pesce
Psicóloga Clínica
CRP 06/13.333
@psicologa.marialuciapesce
whatsapp 11 9 8820-8408
www.saudepsicofisica.wixsite.com/website (blog conteúdos)




Comentários