O que é Memória Emocional?
- saudepsicofisica

- 14 de out. de 2021
- 1 min de leitura
Tudo que vivemos e que nos impacta emocionalmente deixa uma marca no cérebro e nas histórias das nossas vidas. Estamos falando sobre a memória emocional.
Muitas pessoas acreditam que a memória tem a ver apenas com coisas que acontecem conosco. Com as lembranças em si, com as vivências. No entanto, a memoria vai além disso e também abrange as respostas fisiológicas e emocionais associadas às vivências e as lembranças. É disso que trata a mémoria emocional, o tema principal do nosso artigo.
Sabemos que as lembranças estão impregnadas de muitos detalhes: do momento ou da situação em questão, das sensações associadas, do que sentimos naquele momento e até do que pensamos. As lembranças são permeadas por todos esses elementos e a emoção não pode ser separada deles .
COMO MEMÓRIA E EMOÇÃO SE RELACIONAM:
Tudo que vivemos de forma intensa, ou seja, as experiências de grande carga emocional, são lembradas muito mais que experiências que não nos fizeram sentir nada. A questão é que a memoria está intrinsecamente vinculada a emoção. E quanto mais emoção, mais lembrança. Isso acontece tanto com as emoções positivas quanto com as negativas (desde que sejam intensas)
O QUE É A MEMÓRIA EMOCIONAL ?
A memória emocional tem muito a ver com o que comentamos sobre a memória e a emoção. Consiste na aprendizagem, no armazenamento e na lembraança dos eventos associados as suas resposta fisiológicas e emocionais,ou seja, na memória emocional há o acréscimo dos seguintes fatores. O evento em questão, a emoção sentida naquele momento e como nosso corpo respondeu em termos fisiológicos.
Maria Lúcia Pesce
Psicóloga Clinica
@psicologa.marialuciapesce
#terapiaonlinebrasil#laudobariatrica#saoroque
#terapiasaoroque#psicologosaoroque
#compulsaoalimentar#obesidade
#orientacaopais#supervisaopsicologia#testespsicologicos #obesidade
#compulsao#impulsividade




Comentários