top of page

O que é Memória Emocional?

  • Foto do escritor: saudepsicofisica
    saudepsicofisica
  • 14 de out. de 2021
  • 1 min de leitura

Tudo que vivemos e que nos impacta emocionalmente deixa uma marca no cérebro e nas histórias das nossas vidas. Estamos falando sobre a memória emocional.

Muitas pessoas acreditam que a memória tem a ver apenas com coisas que acontecem conosco. Com as lembranças em si, com as vivências. No entanto, a memoria vai além disso e também abrange as respostas fisiológicas e emocionais associadas às vivências e as lembranças. É disso que trata a mémoria emocional, o tema principal do nosso artigo.

Sabemos que as lembranças estão impregnadas de muitos detalhes: do momento ou da situação em questão, das sensações associadas, do que sentimos naquele momento e até do que pensamos. As lembranças são permeadas por todos esses elementos e a emoção não pode ser separada deles .

COMO MEMÓRIA E EMOÇÃO SE RELACIONAM:

Tudo que vivemos de forma intensa, ou seja, as experiências de grande carga emocional, são lembradas muito mais que experiências que não nos fizeram sentir nada. A questão é que a memoria está intrinsecamente vinculada a emoção. E quanto mais emoção, mais lembrança. Isso acontece tanto com as emoções positivas quanto com as negativas (desde que sejam intensas)

O QUE É A MEMÓRIA EMOCIONAL ?

A memória emocional tem muito a ver com o que comentamos sobre a memória e a emoção. Consiste na aprendizagem, no armazenamento e na lembraança dos eventos associados as suas resposta fisiológicas e emocionais,ou seja, na memória emocional há o acréscimo dos seguintes fatores. O evento em questão, a emoção sentida naquele momento e como nosso corpo respondeu em termos fisiológicos.


Maria Lúcia Pesce

Psicóloga Clinica

@psicologa.marialuciapesce

#terapiaonlinebrasil#laudobariatrica#saoroque

#terapiasaoroque#psicologosaoroque

#orientacaopais#supervisaopsicologia#testespsicologicos #obesidade

#compulsao#impulsividade

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O Medo. Nosso Sinal de Alerta!

O Medo. Nosso sinal de Alerta! O medo atrapalha o nosso dia a dia, aparecendo sem se anunciar em nossos pensamentos, em nossas palavras,...

 
 
 
Gentileza gera Gentileza!

“Por favor?", "Obrigado!", "Muito prazer!", "Bom dia!", "Tudo bem?", "Posso ajudar?"... Quem não gosta de ser bem tratado? Como a célebre...

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2021 por Psicologia Clínica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page