top of page

O que encontrar na Psicoterapia?

  • Foto do escritor: saudepsicofisica
    saudepsicofisica
  • 24 de dez. de 2021
  • 1 min de leitura

Qual o objetivo da psicoterapia? A psicoterapia trabalha com os três “A”: autoanálise, autoconhecimento e, como consequência, autonomia para o cliente/paciente. Mas para isso é preciso que, cada vez mais, nós deixemos de lado os tabus sobre a psicoterapia, ela não é “só para quem precisa” (e quem não precisa, né?), ou seja, para os “loucos” ou pessoas com transtornos mentais.

Psicoterapia é algo com foco no bem-estar e mudança de cada indivíduo. Mas ela tem um jeito um pouco assustador de fazer isso: revelando quem somos de verdade, falando sobre partes de nós e da nossa vida que lutamos tanto para esconder ou ignorar.

Nós temos essa tendência de fugir do nosso lado ”ruim” porque assim evitamos sofrer e até nos decepcionar. A primeira coisa é mudar essa mentalidade. Não há nada de errado em errar, mas sim em persistir no erro. A decepção, penso eu, é criação da nossa mente. É mais uma peça da autossabotagem que tanto precisamos ter cuidado. Uma vez que entendemos que somos humanos passíveis de erros, mas que podemos nos arrepender e, assim, mudar, vamos soltando cada vez mais essa amarra da decepção, que é um sentimento pesado e adoecedor, e damos lugar ao respeito com nós mesmos, com a oportunidade de avançar em nosso crescimento.

Não tenha medo do que vai se ouvir dizer em terapia ou dos possíveis problemas que irão surgir. Isso faz parte do processo e é necessário para sua melhora, para uma mente mais flexível e saudável.

É quando a terapia incomoda que ela está começando a fazer efeito! Sabia?


Maria Lúcia Pesce

Psicóloga Clínica

CRP 06/13.333

@psicologa.marialuciapesce

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O Medo. Nosso Sinal de Alerta!

O Medo. Nosso sinal de Alerta! O medo atrapalha o nosso dia a dia, aparecendo sem se anunciar em nossos pensamentos, em nossas palavras,...

 
 
 
Gentileza gera Gentileza!

“Por favor?", "Obrigado!", "Muito prazer!", "Bom dia!", "Tudo bem?", "Posso ajudar?"... Quem não gosta de ser bem tratado? Como a célebre...

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2021 por Psicologia Clínica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page