top of page

O papel valioso da Mãe

  • Foto do escritor: saudepsicofisica
    saudepsicofisica
  • 28 de dez. de 2021
  • 2 min de leitura

PARA muitas mães hoje, trabalhar fora para ajudar a sustentar a família é um grande desafio. E como se isso não bastasse, por uma razão ou outra, algumas ainda têm de criar os filhos sozinhas.

Gerar, parir, criar, maternar. Ser mãe pode ser lindo, solitário, intenso, difícil e é para sempre. É viver entre o tal instinto materno, o amor incondicional, a responsabilidade vivida sozinha e compartilhada também.

MULHERES que administram a casa e cuidam dos filhos não são tão valorizadas e muitas vezes chegam a ser até menosprezadas. Essa tendência vem se acentuando há algumas décadas. No conceito de alguns, cuidar de filhos era até certo ponto opressivo e não tão importante quanto uma carreira. Apesar de a grande maioria achar isso bem extremista, as mães donas-de-casa que cuidam dos filhos e não trabalham fora, acabam se sentindo desvalorizadas. Algumas chegam a pensar que, para se realizar, a mulher precisa seguir uma carreira no mercado de trabalho.

Mães no mundo inteiro estão conseguindo proteger e educar bem os filhos apesar dos muitos desafios.

Entre as noites mal dormidas da maternidade real, a carga de cuidar e a carreira profissional. Entre o coração de mãe que “sempre cabe mais um” e o peso de querer, ou precisar, dar conta de tudo sozinha.

Desafios e mais Desafios!

Conciliar a criação dos filhos com a pressão de ter de trabalhar fora, para ajudar a sustentar a família é um grande desafio para muitas mães. Nos países desenvolvidos, mais de 50% das mães com filhos menores de três anos estão no mercado de trabalho, segundo estatísticas das Nações Unidas.

Outro desafio para as mães é terem de criar os filhos sozinhas quando os maridos se mudam para outra cidade ou país à procura de emprego. Há também as mães abandonadas pelo marido e as viúvas que têm de arcar com todas as responsabilidades sozinhas.

Estimular a inteligência e a curiosidade da criança, assim como desenvolver a sua criatividade é um papel vital da mãe.

As mães têm uma atuação muito grande no que diz respeito à saúde, educação, personalidade e estabilidade emocional de cada filho.

E amo ser mãe e agora também vovó.


Maria Lúcia Pesce

Psicóloga Clínica

CRP 06/13.333

@psicologa.marialuciapesce

whatsapp 11 9 8820-8408

www.saudepsicofisica.wixsite.com/website (blog conteúdos)

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O Medo. Nosso Sinal de Alerta!

O Medo. Nosso sinal de Alerta! O medo atrapalha o nosso dia a dia, aparecendo sem se anunciar em nossos pensamentos, em nossas palavras,...

 
 
 
Gentileza gera Gentileza!

“Por favor?", "Obrigado!", "Muito prazer!", "Bom dia!", "Tudo bem?", "Posso ajudar?"... Quem não gosta de ser bem tratado? Como a célebre...

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2021 por Psicologia Clínica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page