Nossas crianças e adolescentes estão amparadas emocionalmente?
- saudepsicofisica

- 9 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Quando pensamos na infância, imediatamente nosso imaginário nos traz a imagem de crianças brincando e tendo um desenvolvimento que garanta as outras etapas, níveis de sustentação que as faça resilientes frente as intempéries da vida. Infelizmente, não é bem assim, afinal, os impactos relacionados a saúde emocional de nossas crianças, principalmente, neste cenário de uma pandemia que se prolonga por tempo indeterminado, tem imposto a elas perdas imensuráveis desde a liberdade, restrita em decorrência dos isolamentos e políticas de lockdown, que visavam conter o avanço das contaminações pela SarsCov2 e suas variantes, no entanto, mesmo com as medidas adotadas, o número de contaminações e óbitos nos leva a questionar os modelos adotados no período anterior ao início da vacinação.
Em relação a saúde mental, não resta dúvida, já podemos definir um porvir, que irá requer elevado investimento e as repercusões, se não tratadas, trarão uma realidade cujos impactos são imensuráveis.
Em relação a saúde emocional de nossas crianças verificamos elevadas perdas, sendo as que se destacam são os déficits “de atenção e memória, irritabilidade , medo, inquietação, alterações do sono e alimentação”. Tais apontamentos feitos pela Fundação Osvaldo Cruz, validam uma realidade que todos os dias nos deparamos em nossos consultórios.
O número de crianças e adolescentes que chegam aos nossos consultórios apresentando sintomas de ansiedade, depressão e comorbidades relacionadas a tais sinais apontam um novo momento, mas, será que os estados possuem políticas de saúde mental que visem garantir para nossas crianças, atendimento especializado por equipes multidisciplinares?
Temos um número suficiente de Centros de Assistência Psicossocial que visem atender crianças e adolescentes neste período de pandemia ?
Há por parte dos estados, nos municípios, políticas que contratem de forma emergencial, equipes multidisciplinares que atendam as crianças e adolescentes?
Há por parte das associações comerciais ou da federação da industria e comércio, a elaboração e implantação de programas que possibilitem as crianças e adolescentes algum suporte em relação as repercussões em saúde mental?
São perguntas que precisam de respostas consistentes com programas bem elaborados.
Maria Lúcia Pesce
Psicóloga Clinica
@psicologa.marialuciapesce
.
.
.
#laudobariatrica#saoroque
#terapiasaoroque#psicologosaoroque
#compulsaoalimentar#obesidade
#orientacaopais#supervisaopsicologia#testespsicologicos #obesidade
#compulsao#impulsividade




Comentários