Motivação e Força de Vontade: dupla infalível
- saudepsicofisica

- 6 de out. de 2021
- 3 min de leitura
O conceito de MOTIVAÇÃO é muito simples, vem do Latim “moverè” e significa uma força motora que impele comportamentos, ou seja, um movimento para ação.
Apesar do significado da palavra ser de fácil compreensão, precisamos ampliar seu sentido já que para nos movimentarmos, agirmos, precisamos de uma direção, de um foco. Geralmente, a motivação pessoal está relacionada ao nosso propósito, satisfação pessoal, valores, ou seja, diz respeito àquilo que nos move a ir atrás dos nossos objetivos e metas. Portanto, antes de respondermos: O que me motiva na vida? O que me motiva no trabalho? precisamos saber:
1 O que eu quero?
2 Onde eu quero chegar?
3 Quais são os meus objetivos?
4 Com quem quero chegar?
Existem dois tipos de motivação, a externa (extrínseca) e a interna (intrínseca).
A motivação extrínseca é uma recompensa ou incentivo fornecido por uma pessoa ou entidade externa. As empresas normalmente usam estruturas de remuneração, elogios públicos e prêmios aos colaboradores para mantê-los motivados.
No entanto, os efeitos da motivação extrínseca costumam ser mais breves do que os da intrínseca, que é aquela que parte do indivíduo, que está ligada aos propósitos e à identidade da pessoa. Um aumento de salário não mantém o colaborador motivado por muito tempo se ele estiver insatisfeito no trabalho e não ver sentido naquilo que ele executa.
Receber eventualmente um feedback negativo é absolutamente normal. Se você sabe que o seu trabalho é importante para alguma realização pessoal, não será uma crítica construtiva, ou as vezes até uma conversa mais pesada que vai te desmotivar. Porém, se a motivação intrínseca for frágil, um comentário mal interpretado ou mais árduo, já será o suficiente para que o trabalho vire sinônimo de frustração. A motivação interna é capaz de anular ou potencializar a motivação externa.
Entretanto, quando o assunto é motivação precisamos abordar outro conceito: o de VONTADE. A vontade faz parte da constituição humana, um dos maiores poderes que reside no interior do indivíduo, pois carrega em si o poder da transformação.
Na maioria das vezes associamos VONTADE com DESEJO, por exemplo, estou com vontade de tomar sorvete, de viajar. Para explorar melhor o conceito de vontade, vamos fazer uma conjunção, juntá-lo com outro substantivo que é a FORÇA, para nos aproximarmos do sentido original da palavra.
VONTADE é a força interior que impulsiona o indivíduo a realizar algo, sintetiza os potenciais humanos e canaliza em uma direção, e quando falamos de FORÇA DE VONTADE entendemos que a pessoa é determinada, ligada aos seus objetivos e que não vai desistir.
Para nos mantermos motivados, precisamos da força de vontade e de foco, pense na imagem de um alpinista. Ele defini onde quer chegar, joga corda, se certifica de que o gancho grudou bem e vai tracionando a corda com ritmo, uma mão seguida da outra, sempre com perseverança e constância. No caso da motivação também precisamos de um objetivo, ou seja, definir onde queremos chegar e realizar diariamente todas as tarefas e desafios que envolvem esse objetivo com ritmo, constância e perseverança. Tudo no mundo manifestado se mantem através do ritmo, movimentamos com ritmo, nosso coração bombeia o sangue com ritmo, nosso pulmão, nossa respiração, todo movimento do nosso corpo é rítmico.
O alpinista pode ter algumas dúvidas, mas serão em relação aos meios e não sobre onde ele quer chegar, o alpinista pode ter dúvidas sobre as reentrâncias da pedra, onde é melhor colocar o pé, mas não pode ter dúvida onde vai fixar sua corda.
Na vida nos deparamos com problemas, desafios diariamente, alguns inesperados que cruzam o nosso caminho e outros ocasionados por nós mesmos, como por exemplo por desatenção, posicionamento inadequado diante da vida, mas só saímos de uma única forma: FORÇA DE VONTADE. Onde há uma vontade há um caminho.
A força de vontade não pode ser confundida com esforço. Uma pessoa esforçada investe muita energia para fazer algo, canalizando ao máximo suas forças pra fazer alguma coisa O esforço leva ao esgotamento, a pessoa esforçada não é uma pessoa motivada.
A pessoa motivada tem entusiasmo e o entusiasmo por si só não pode ser confundido com empolgação. A empolgação é cíclica, me empolgo por exemplo, com uma viagem do final de semana, com uma roupa nova e depois passa, já o entusiasmo se mantem durante toda a vida, é o divino dentro de nós, é o motor constante de vida. Um músico por exemplo, não perde o interesse pela música, ele pode trabalhar de formas diferentes com a música e até tocar diferentes instrumentos.
Ninguém muda nada por empolgação, mas por entusiasmo sim. Vontade com entusiasmo não passa, o que passa é o desejo.
Você sabe o que te motiva? Como anda a sua força de vontade?
Maria Lúcia Pesce
Psicóloga Clinica
@psicologa.marialuciapesce
.
.
.
#laudobariatrica#saoroque
#terapiasaoroque#psicologosaoroque
#compulsaoalimentar#obesidade
#orientacaopais#supervisaopsicologia#testespsicologicos #obesidade
#compulsao#obesidade




Comentários