top of page

Morar Sozinho requer Maturidade

  • Foto do escritor: saudepsicofisica
    saudepsicofisica
  • 30 de dez. de 2021
  • 2 min de leitura

Morar sozinho é um sonho de liberdade e independência para muita gente.

Mas para esse sonho se tornar realidade é importante pisar os dois pés no chão, e avaliar criticamente todos os aspectos que envolvem essa decisão tão importante.

Uma das maiores vantagens de morar sozinho é a liberdade e a independência.

Liberdade para acordar e dormir na hora que bem entender, para sair e chegar quando quiser, recepcionar os amigos, entre outras coisas.

Tudo isso produz uma indescritível sensação de liberdade.

Quem é que nunca teve problemas de privacidade quando morava junto com os pais? Um fato natural da vida.

Mas quando se decide morar sozinho, privacidade é algo que não falta. Então, mais um pontinho a favor na sua tomada de decisão.

Vale ainda mencionar que junto com a liberdade e a independência, vem também algo muito importante: o amadurecimento.

Toda pessoa que vai morar sozinho ganha maturidade e um novo senso de responsabilidade, algo importante em diversos aspectos da vida.

Morar sozinho também é sinônimo de viver do seu jeito, como você sempre quis. Isso significa decorar a casa como deseja, fazer as tarefas domésticas do jeito que achar melhor, entre outras coisas.

Para muita gente a ideia de assumir responsabilidades é visto como algo negativo. Mas não é bem por aí.

Assumir responsabilidades significa assumir o controle da própria vida, tendo em mente que a partir desse momento você vai poder contar apenas consigo mesmo, seja para pagar uma conta, seja para fazer o jantar ou lavar a roupa…..

Essas responsabilidades também tem a ver com estar sempre de olho se é hora de fazer compras no supermercado, ou verificar se apagou as luzes antes de sair de casa. Lembre-se não tem ninguém mais para fazer essas coisas por você.

Mas entenda: isso faz parte do processo e, no final das contas, precisa ser encarado como algo bom.

Chegar em casa e não ter ninguém para te receber ou para conversar pode ser algo bem frustrante, principalmente no inicio.

Mas, felizmente, hoje em dia é possível contar com a tecnologia para dar uma aliviada nessa sensação de solidão. Por isso, não dispense uma boa chamada de vídeo com os seus pais, irmãos e amigos.


Maria Lúcia Pesce

Psicóloga Clínica

CRP 06/13.333

@psicologa.marialuciapesce

whatsapp 11 9 8820-8408

www.saudepsicofisica.wixsite.com/website (blog conteúdos)

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O Medo. Nosso Sinal de Alerta!

O Medo. Nosso sinal de Alerta! O medo atrapalha o nosso dia a dia, aparecendo sem se anunciar em nossos pensamentos, em nossas palavras,...

 
 
 
Gentileza gera Gentileza!

“Por favor?", "Obrigado!", "Muito prazer!", "Bom dia!", "Tudo bem?", "Posso ajudar?"... Quem não gosta de ser bem tratado? Como a célebre...

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2021 por Psicologia Clínica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page