Como curar a Depressão com 10 mudanças de Hábitos?
- saudepsicofisica

- 24 de nov. de 2021
- 4 min de leitura
1. A prática de exercício físico é essencial.
Praticar exercício físico, nem que seja um pouquinho por dia, muda a química do seu cérebro. O seu corpo foi feito para entender que o exercício físico é um sinal de que você está ativo. Quando você pratica exercício físico, então, o seu corpo libera substâncias que revertem o ciclo da depressão biologicamente.
E para você começar a fazer exercício, não precisa se preocupar em fazer duas a três horas por dia. Você pode começar com 5 a 10 minutos de uma atividade simples, como caminhar ou correr.
2. Alimentar-se bem é necessário.
O que você coloca para dentro do seu corpo através da sua alimentação, define quimicamente que tipo de hormônios e neurotransmissores o seu corpo vai produzir. Se você ingere açúcar, refrigerante, doces, pães e carboidratos refinados em excesso, existe um aumento no nível de inflamação do seu corpo que facilita que a permanência da depressão.
Por isso, uma boa regra para melhorar sua alimentação é comer mais comida caseira, do tipo que a sua avó cozinhava, e menos comida industrializada, comida de delivery e comida de fast food.
3. Voltar a ver beleza nas pequenas coisas.
Muita gente com depressão disse que se sente anestesiado o tempo todo. Muitas vezes isso tem a ver com uma rotina que é tão igual e tão sempre na “mesmice” que você já não consegue sentir os detalhes do prazer das pequenas coisas.
Só que encontrar prazer na rotina é muito mais fácil do que parece. E o segredo para fazer isso, é focar nos detalhes de cada experiência.
Por exemplo: servir uma xícara de café ou chá e beber bem devagar, sentindo cada detalhe do sabor. Você encosta na xícara e sente o calor da xícara, você dá um pequeno gole e sente os sabores na sua língua, você engole e sente como é engolir o chá.
E quando você faz as coisas mais devagar, prestando atenção nos detalhes, você aproveita o prazer delas.
4. Se ocupar com atividades divertidas é essencial.
A depressão é a falta de dois prazeres: primeiro a falta do prazer físico, de abraçar alguém, de comer algo ou de escutar uma boa música, e segundo a falta daquele prazer de se sentir útil, de ter cumprido uma pequena missão.
É por isso que sair da rotina para fazer algo divertido cumpre essas duas missões. Primeiro, porque o prazer que você sente praticando um esporte ou andando de bicicleta é um prazer físico. Segundo, porque você conseguiu se organizar para fazer essa saída, você sente o prazer de ter feito algo útil.
5. Tentar reconquistar uma boa noite de sono.
Um dos sintomas de depressão é justamente estar com o sono desregulado.
Quando você está com sono desregulado, você acorda no dia seguinte desconcentrado, irritado e com menos ânimo. E tudo isso aumenta a chance da depressão continuar na sua vida.
Muita gente comete o erro de ter no seu quarto uma luz muito branca e muito forte. O problema é que seu cérebro entende essa luz branca e forte como se ela fosse o sol, ou seja, um sinal natural para seu cérebro ficar acordado.
6. Escrever um diário emocional vai te ajudar.
A grande vantagem de escrever sobre o que você sente faz você organizar os pensamentos. Quando você sente que seus pensamentos estão mais organizados, passa a ter menos ansiedade e preocupação.
Por isso, compre um pequeno diário e mantenha ele sempre perto de você. Escreva nesse diário de manhã e de noite o que você sentiu ao longo do dia.
7. Escrever as três principais missões do dia logo cedo.
Se você quer se curar da depressão você precisa buscar a sensação de missão cumprida, a sensação de que você fez algo útil do seu dia. E uma das melhores estratégias para fazer isso é, logo quando você acordar, pegar uma folha e escrever as três principais missões do seu dia.
Pode ser algo bem pequeno como: ir ao mercado fazer compras, meditar por cinco minutos ou caminhar com o meu cachorro. Saber que você definiu missões e no fim do dia ter cumprido, vai te fazer sentir gratidão, como se aquele dia tivesse valido a pena.
8. Conversar com pessoas importantes.
É muito normal que durante a depressão você se afaste de pessoas que já foram importantes para você, só que esse afastamento piora a depressão porque você se sente menos apoiado. É por isso que se você quer se curar da depressão, você precisa fazer o esforço de, aos pouquinhos, retomar o contato com essas pessoas.
Por mais simples que isso pareça, o ato de mandar uma mensagem perguntando se está tudo bem já pode ser um super primeiro passo para se reconectar com as pessoas.
9. A leitura é uma boa prática.
Quando você lê, tanto com o objetivo de aprender, quanto com o objetivo de se entreter, você usa o seu tempo de uma forma produtiva.
Portanto, conseguir se organizar para ler durante 20 ou 30 minutos te permite sentir que você cumpriu uma missão. E com isso, você investe no seu autodesenvolvimento e se torna uma pessoa mais capaz, uma pessoa melhor.
10. Aceitar-se é um passo importante.
Uma das coisas mais difíceis para quem tem depressão, e quer se curar da depressão, é aceitar que você está passando por isso. Você pode inventar outros nomes, você pode dizer que está com outras doenças, mas o fato é que: você está com menos ânimo, você não tem sentido prazer na vida, o seu apetite e seu peso têm mudado e o seu sono também.
Por mais que você não gosta de chamar isso de depressão, ainda precisa tratar esses problemas que estão te fazendo sofrer.
Invista mais no seu sono, na prática de exercício físico e na escrita. Você vai ver que com o tempo a sua rotina melhora e dará micropassos para a superação da depressão.
Maria Lúcia Pesce
Psicóloga Clínica
CRP 06/13.333
@psicologa.marialuciapesce




Comentários