Calma! Você não está sozinho: Ansiedade Generalizada
- saudepsicofisica

- 13 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Vamos falar sobre ansiedade? Sabemos que a ansiedade não escolhe quem tem diploma, o rico ou pobre, ela simplesmente chega de forma invisível onde você menos espera, em casa, no trabalho, na hora do almoço com seus filhos, na faculdade e etc... Os sintomas iniciais geralmente são: emoções à flor da pele, dificuldade para dormir, cansaço excessivo, estresse, tensão muscular, dores de cabeça, taquicardia, tontura, náuseas e falta de ar.
O que fazer com essas informações? O primeiro passo é você reconhecer que tem algo de errado consigo, e que precisa buscar ajuda de profissionais (médicos, psicólogos, terapeutas...) para se ter a certeza que os sintomas correspondem com transtorno de ansiedade, e verificar qualquer outra patologia que porventura esteja somatizando o processo.
Diagnosticado TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada), será necessário o acompanhamento psiquiátrico, neurológico, e buscar terapia. Sabemos que é a parte mais complicada deste processo é a terapia quando se tem o orçamento na ponta do lápis, mesmo quando ofertada em preço social. Temos a opção do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) que o município oferece gratuitamente, mas em contrapartida você entrará numa fila de espera que a ansiedade não tolera. O jeito é optar pelo convênio, e mesmo assim persiste o inconveniente da espera acrescido a somente 30 minutos de terapia, onde terapeuta não parece estar muito contente por atender (outro gatilho para ansiedade).
O ansioso está com todas as emoções exacerbadas, ainda mais durante estes longos meses de pandemia. O controle dos sintomas tende a ser de mais difícil controle, mas não impossível com o com informação e conscientização.
Antes de mais nada é necessário tentar focar o centro do seu EU, se perceber humano, praticar a habilidade da generosidade, entendendo a origem de sua ansiedade, e assim transforma-la em algo racional.
Como? Aceitando que você tem o transtorno independente do que outro pense. Infelizmente a maioria das pessoas são preconceituosas e ignorantes quando falamos de saúde mental, esquecem que médico adoece, dentista tem cárie, professor pode escrever errado... E não podem ter ansiedade ou quaisquer outros transtornos mentais? Claro que podem! São seres humanos.
Estou com TAG, o que fazer? Enquanto o seu acompanhamento com especialistas não acontece por alguma razão, é possível desenvolver habilidades para lidar com o transtorno. Vamos lá!
Treine o seu cérebro a meditar, observe a respiração – inspire e expire por cinco minutos, a cada dia sinta-se a vontade para aumentar os minutos. Pratique uma atividade física, ouça uma música bacana, adote um bichinho, esteja sempre próximo de pessoas que você se sente bem, evite situações de stress, viva o presente valorizando cada momento que lhe traz bem estar.
“Não se pergunte o que fizeram de você, se pergunte o que vai fazer com o que fizeram de você.” Sartre
Maria Lúcia Pesce
Psicóloga Clinica
@psicologa.marialuciapesce
.
.
.
#terapiaonlinebrasil#laudobariatrica#saoroque
#terapiasaoroque#psicologosaoroque
#compulsaoalimentar#obesidade
#orientacaopais#supervisaopsicologia#testespsicologicos #obesidade
#compulsao#impulsividade




Comentários