top of page

3Sinais da Presença da Manipulação Emocional nos relacionamentos

  • Foto do escritor: saudepsicofisica
    saudepsicofisica
  • 22 de out. de 2021
  • 2 min de leitura

A manipulação emocional não é nada fácil de se perceber e muito menos de ser identificada, e pode trazer consequências muito prejudiciais para as pessoas que sofrem essa manipulação.

Manipulação emocional é quando uma pessoa utiliza de palavras, gestos ou simulação de sentimentos para influenciar o outro, de forma consciente, com o objetivo de conseguir o que se deseja.

Quando estabelecemos qualquer tipo de relação, ao longo da vida, precisamos ter atenção em como elas acontecem no dia a dia, e os impactos que elas trazem para a nossa saúde mental.

Pessoas manipuladores geralmente são pessoas frustradas ao extremo, pois, utilizam as pessoas que são suscetíveis e as mantém “sob o controle” das situações.

A manipulação tem como característica principal a sutileza, ela é velada, não é óbvia e muito dificilmente será percebida por aqueles que estão ao redor daquele que se relaciona dessa forma. Leva muito tempo para ser identificada pela pessoa que sofre a manipulação. Inclusive, esse é um dos maiores sofrimentos da vítima, pois a pessoa manipuladora, na maioria das vezes, é vista totalmente diferente do que realmente ela é, uma vez que aparentará. São pessoas com comportamentos que cativam a todos, aquela pessoa que agrada, que faz de tudo para todos (do jeitinho dela), no entanto com intenção velada de ser aceita!

Existem alguns sinais que podem indicar a presença da manipulação emocional, vou citar apenas 3 deles que ajudam na identificação.

1 - Manipulação através das palavras – Dizem coisas que parecem honestas, justas e genuínas, mas na verdade estão escondendo sua verdadeira intenção ou mentindo. E quando contestados, invertem as situações para culpar o outro e se justificar.

2- Manipulação através da distorção dos fatos – Distorcem situações e fatos para não se prejudicarem ou não assumirem erro, e ainda podem inverter o contexto de uma situação, envolvendo terceiros para conseguir ter razão.

3 – Manipulação por esgotamento do outro - são pessoas que ao se aproximarem, trazem consigo uma sensação imediata de desconforto, fazendo com que as pessoas ao redor se sintam esgotadas emocionalmente, sem entenderem exatamente o porquê dessa sensação. Pessoas que convivem cotidianamente.

A grande preocupação da manipulação é que normalmente o(a) manipulador(a) pode estar escondendo algum transtorno de saúde mental mais sério, e que precisa ser tratado, no entanto, normalmente essas pessoas, por terem como base a grande dificuldade de admitirem que estão erradas, a qualquer custo (usando da manipulação), e de assumirem uma culpa por um erro, o tratamento só acontece se conseguirem admitir que precisam ser cuidadas e então buscarem ajuda psicológica. Por isso a indicação é se afastar dessa relações manipuladoras, para que sua saúde mental seja preservada, caso contrário poderá sofrer de extremo esgotamento emocional.


Maria Lúcia Pesce

Psicóloga Clínica

CRP 06/13.333

@psicologa.marialuciapesce


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O Medo. Nosso Sinal de Alerta!

O Medo. Nosso sinal de Alerta! O medo atrapalha o nosso dia a dia, aparecendo sem se anunciar em nossos pensamentos, em nossas palavras,...

 
 
 
Gentileza gera Gentileza!

“Por favor?", "Obrigado!", "Muito prazer!", "Bom dia!", "Tudo bem?", "Posso ajudar?"... Quem não gosta de ser bem tratado? Como a célebre...

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2021 por Psicologia Clínica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page