Ter um Animal de Estimação Reduz a Sensação de Solidão
- saudepsicofisica

- 21 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Ter um animal de estimação, como um cachorro, ajuda a reduzir a sensação de solidão de seu dono, independentemente da idade. As pessoas responsáveis por um pet, acabam fazendo mais amizades com os vizinhos, já que passam mais tempo nas ruas do bairro por causa dos passeios.
Os cães são facilitadores. Ter um animal de estimação aumenta a interação social entre humanos, como os vizinhos, e reduz a solidão
Há estudos que relacionam a adoção de animais de estimação à redução de sintomas característicos da depressão.
Os animais são compreensíveis, solidários e muito fiéis aos donos. É isso que estabelece a relação de confiança e afeto entre eles. O contato com os animais aumenta a produção de endorfina, que ao ser liberada estimula a sensação de bem-estar, conforto e alegria.
Muitas vezes, os donos se relacionam com seus cães como se eles fossem pessoas.
Com a convivência, eles acabam aprendendo a se entender. Um pet sabe quando seu dono está triste ou quando precisa de atenção. A sensação de não estar sozinho, saber que tem alguém realmente ansioso com a sua chegada em casa, faz muito bem aos donos.
Os benefícios de ter um animal de estimação podem ser vistos em pessoas de qualquer idade, desde crianças a idosos. Mas a recomendação de adotar um pet pode não servir para todos.
Acredito que não seria positivo para pacientes que não gostem de animais, ou que apresentam alguma fobia específica para o tipo de bicho escolhido ou alergia a pelos. Também pode não ser benéfico para aqueles que foram diagnosticados com transtornos, que comprometam a capacidade de se organizar para cuidar do animal.
Maria Lúcia Pesce
Psicóloga Clínica
CRP 06/13.333
@psicologa.marialuciapesce
whatsapp 11 9 8820-8408
www.saudepsicofisica.wixsite.com/website (blog conteúdos)




Comentários