Por que pensar positivo não resolve todos os meus problemas?
- saudepsicofisica

- 9 de dez. de 2021
- 2 min de leitura
Tem um erro bastante comum que muitas pessoas cometem quando vão falar com uma pessoa passando por um momento difícil que é soltar aquela frase que quem está naquele momento difícil detesta: "Você tem que pensar positivo...".
Mas, psi, esse não é o princípio da Terapia Cognitivo-Comportamental? Que fala que os nossos pensamentos podem influenciar a maneira como eu me sinto e como eu me comporto?
Não. Pode ser uma maneira simplória de falar sobre os princípios da TCC e sobre a sua aplicação prática. Quando falamos sobre a maneira de pensar e de olhar para as coisas falamos sobre ter um pensamento mais racional sobre elas, não sobre pensar positivo.
É como fazer uma investigação científica daquilo que estou pensando, testar hipóteses, pontos de vista, coletar evidências da verdade ou não desses pensamentos. E isso em quase nada tem a ver com pensar positivo.
As vezes, quando faço esse processo de pensar sobre o que estou vivendo, pensando e na maneira como estou me comportando, consigo olhar para algumas situações de maneira que pode ser considerada como sendo mais positiva ou otimista, mas não é porque criei um pensamento positivo desalinhado da realidade e sim porque consegui encontrar outros olhares realistas para aquela mesma situação, considerando minha realidade, minhas habilidades e minha bagagem anterior. Ter pensamentos mais realistas pode nos ajudar a organizar nossos sentimentos, entendê-los e adequa-los para cada situação.
Pensar positivo, de maneira descolada da realidade, seria tão saudável quanto pensar negativo distorcendo a realidade, em nenhuma das suas hipóteses eu consigo agir sobre os meus problemas e sofrimentos. Quando são disseminadas e cultivadas afirmações do tipo "pense positivo" ou "sempre sorria", isso cria uma cultura de que não podemos ter nada considerado "ruim" ou "negativo" na vida, como sentimentos de tristeza (que fazem parte da nossa vida, de uma maneira ou de outra).
Maria Lúcia Pesce
Psicóloga Clínica
CRP 06/13.333
@psicologa.marialuciapesce




Comentários