top of page

Pegar? Ficar? Namorar?

  • Foto do escritor: saudepsicofisica
    saudepsicofisica
  • 17 de fev. de 2022
  • 1 min de leitura

Observa-se um certo conflito, entre os jovens, na relação atração, liberdade e afetividade. O significado do "pegar" e "ficar" possui uma relação distante entre o compromisso do “namorar”.

O pegar: um ato espontâneo, que não requer repetições. Sem compromisso sério, o interesse físico predomina, quer pela beleza ou pela sensualidade.

O ficar: é caracterizado pelo relacionamento onde os jovens possuem intimidade e proximidade, porém não existe envolvimento familiar e de certa forma, não requer compromisso sério.

O namorar: ato de dar continuidade ao “ficar”. A liberdade de se relacionar com outras pessoas já não é explícita, e ganha contornos de maior compromisso, incluindo relacionamento com a família e o grupo social.

Todavia, os jovens ficam muito confusos com essas modalidades. Há aqueles que se referem que gostariam que as nomenclaturas fossem melhor estabelecidas, como a décadas atrás: paquerar, namorar, noivar, casar. Geralmente são as Jovens que reclamam da atual situação nos relacionamentos. Muitas nem sabem dizer em qual nomenclatura se encontram.

O que veio para facilitar também torna-se de certa forma inseguro, gerando ansiedade e frustrações

Qual é a sua opinião ou sugestão?

Maria Lúcia Pesce

Psicóloga Clínica

CRP 06/13.333

@psicologa.marialuciapesce

whatsapp 11 9 8820-8408

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O Medo. Nosso Sinal de Alerta!

O Medo. Nosso sinal de Alerta! O medo atrapalha o nosso dia a dia, aparecendo sem se anunciar em nossos pensamentos, em nossas palavras,...

 
 
 
Gentileza gera Gentileza!

“Por favor?", "Obrigado!", "Muito prazer!", "Bom dia!", "Tudo bem?", "Posso ajudar?"... Quem não gosta de ser bem tratado? Como a célebre...

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2021 por Psicologia Clínica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page