Pegar? Ficar? Namorar?
- saudepsicofisica

- 17 de fev. de 2022
- 1 min de leitura
Observa-se um certo conflito, entre os jovens, na relação atração, liberdade e afetividade. O significado do "pegar" e "ficar" possui uma relação distante entre o compromisso do “namorar”.
O pegar: um ato espontâneo, que não requer repetições. Sem compromisso sério, o interesse físico predomina, quer pela beleza ou pela sensualidade.
O ficar: é caracterizado pelo relacionamento onde os jovens possuem intimidade e proximidade, porém não existe envolvimento familiar e de certa forma, não requer compromisso sério.
O namorar: ato de dar continuidade ao “ficar”. A liberdade de se relacionar com outras pessoas já não é explícita, e ganha contornos de maior compromisso, incluindo relacionamento com a família e o grupo social.
Todavia, os jovens ficam muito confusos com essas modalidades. Há aqueles que se referem que gostariam que as nomenclaturas fossem melhor estabelecidas, como a décadas atrás: paquerar, namorar, noivar, casar. Geralmente são as Jovens que reclamam da atual situação nos relacionamentos. Muitas nem sabem dizer em qual nomenclatura se encontram.
O que veio para facilitar também torna-se de certa forma inseguro, gerando ansiedade e frustrações
Qual é a sua opinião ou sugestão?
Maria Lúcia Pesce
Psicóloga Clínica
CRP 06/13.333
@psicologa.marialuciapesce
whatsapp 11 9 8820-8408
www.saudepsicofisica.wixsite.com/website (blog conteúdos)




Comentários