O que é Rigidez Psicológica
- saudepsicofisica

- 5 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
A rigidez cognitiva pode nos levar a uma vida claramente infeliz. Não admitir outras perspectivas, negar as mudanças, se recusar a entender e valorizar outros pontos de vista e usar uma mente mais aberta, são hábitos que acabam gerando sofrimento é frustração.
A rigidez psicológica define aquelas pessoas reféns de um padrão cognitivo e comportamento “ferrenho”. São pérfis que não se abrem para novas perspectivas, que não admitem outros pontos de vistas e nem toleram as mudanças. Não entendem que a flexibilidade mental é essencial para uma vida saudável, para enfrentar dificuldades, para ter relações sociais mais felizes ......
Embora certamente nos venha em nossa mente algum conhecido que segue este padrão de comportamento, devemos admitir que todos nós, de certa forma, aplicamos em algum momento, uma certa rigidez psicológica. É comum pensar, por exemplo, que determinadas situações só podem ser solucionadas de um jeito, ou que os valores e crenças que tanto nos definem são verdades universais.
Cada um de nós se prende a uma série de conceitos que assume como imutáveis em alguns âmbitos. Em outras áreas, sabemos ceder, nos abrimos mentalmente, a outras opiniões e perspectivas com facilidade e sem resitência alguma. O fato de que isso ocorra dessa forma não é negativo, não enquanto existir um equilibrio em que sempre tendamos a praticar a flexibilidade psicológica.
Por outro lado, quem nõo cede, quem se torna prisioneiros dos seus próprios esquemas mentais, está preso a um claro sofrimento e mal - estar. No entanto, é necessário saber que essa característica pode ir além de um estilo de personalidade para se tornar um traço típico de certos transtornos, podendo ter algum tipo de decência, o transtorno do aspecto autista ou transtorno obsessivo compulsivo. Para ver claramente qualquer situação de uma outra forma, só mesmo mudando a maneira de enxergar. Treinar a flexibilidade nos torna mais leves e felizes .... mas tudo tem um ponto, quando não conseguimos sozinhos é indicado buscar ajuda com psicoterapia, só assim teremos uma direção mais assertiva.
Maria Lúcia Pesce
Psicóloga Clínica
CRP 13.333




Comentários