top of page

O que a Neurociência explica sobre a Procrastinação? - Ato de adiar as atividades a serem cumpridas

  • Foto do escritor: saudepsicofisica
    saudepsicofisica
  • 30 de out. de 2021
  • 2 min de leitura

A Procrastinação é um comportamento que quase todas as pessoas adotam em algum momento. No entanto, para alguns, torna-se um problema grave, perseverante

  • O que a neurociência diz sobre isso?

Um progresso notável foi feito em relação ao estudo do cérebro, nos ultimos dez anos. O momento atual é apontado como um dos mais importantes da história da neurociência. Os ciêntistas começaram a examinar questões que, até então, não haviam pesquisado sobre o comportamento da procrastinação.

Surgiram importantes dados, que nos permite explicar os processos realizados no cérebro e, que aparentemente, determina a procrastinação. Como se sabe, os comportamentos não podem ser explicados apenas a partir de processos fisiológicos, mas estes também os influenciam.

A procrastinação não é um comportamento comum. Para algumas pessoas esse comportamento é crônico . É uma enorme dificuldade de terminar o que é iniciado. A pesquisa em questão teve esse objetivo de estudo.

É natural, não normal, nos darmos permissão de para uma pausa, um descanso quando estamos verdadeiramente empacados/cansados, e muitas vezes é o descanso que nos ajuda a encontrar a solução.

A procrastinação diz respeito as situações em que uma atividade ou problema, que deve ser abordado, e passa a ser “adiado. Frequentemente as pessoas procrastinadoras buscam substituir a atividade ou situação por algo mais agradável, e em geral, irrelevantes. Dessa forma, algo que é importante não é abordado ou concluído, e fica "para depois". E, muitas vezes, esse depois “nunca” chega!

Tudo isso faz com que o procrastinador comece muitas atividades e não as termine. Chega a um ponto que é muito desagradável, ou até intolerável, ter que começar/recomeçar o que tem que ser realizado. Assim a pessoa procura uma maneira de ganhar tempo.

Considera que, a longo prazo irá cumprir, mas nunca encontra o momento ....... Diz a si mesma que o fará “assim que tiver um tempo livre!!!”

Caso o procrastinador não partir para ação, é indicado dividir as tarefas em blocos (metas alcançáveis) e prioriza-las. Caso continue “perdido” e confuso, orienta-se buscar ajuda de um profissional da área da Saúde Mental, a fim de realizar um autoconhecimento para entender porque não consegue realizar o que se propôs.


Maria Lúcia Pesce

Psicóloga Clínica

CRP 06/13.333

@psicologa.marialuciapesce

.

.

.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O Medo. Nosso Sinal de Alerta!

O Medo. Nosso sinal de Alerta! O medo atrapalha o nosso dia a dia, aparecendo sem se anunciar em nossos pensamentos, em nossas palavras,...

 
 
 
Gentileza gera Gentileza!

“Por favor?", "Obrigado!", "Muito prazer!", "Bom dia!", "Tudo bem?", "Posso ajudar?"... Quem não gosta de ser bem tratado? Como a célebre...

 
 
 

1 comentário


saudepsicofisica
saudepsicofisica
01 de nov. de 2021

obg

Curtir
Post: Blog2_Post

©2021 por Psicologia Clínica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page