top of page

Neurociência explica a importância de controlar o que sentimos

  • Foto do escritor: saudepsicofisica
    saudepsicofisica
  • 13 de mar. de 2022
  • 2 min de leitura

Razão e emocão andam juntos , "o sentimento depende do racional e virce - versa".

Até quem não leu o pequeno príncipe conhece a frase "Tu és eternamente reponsável pelo que cativas" de Saint - Exupéry . A idéia é que ao conquistar o afeto de alguém, nos tornamos reponsáveis pelo que a pessoa sente. Em eu controlo como me sinto ( Planeta ) a neurocientista Claudia Fietosa - Santana , defende que não há linguagém responsável pelo emaranhado de sentimentos que carregamos além de nós mesmos . Ainda que outra pessoa tenha provocado situações negativas. Tu és eternamente responsável por aquilo que sentes, é um chamado para assumirmos o poder sobre as nossas emoções.

Emoção e sentimento correspondem a dois estágios do nosso processamento emocional. A emoção é o que vem primeiro e se refere ao que acontece no corpo, ao nosso estado físico: batimento cardíaco, a boca seca, a mão suada, a tremedeira, a náusea …. É a primeira pista para entender o que estamos sentindo.

E o que é o sentimento? É a junção dessas emoções com a razão. Ou seja você precisa de razão e emoção para saber como se sente. É por meio da razão que você interpreta suas emoções, ou seja, o que acontece no nosso corpo . O sentimento é o que você vai nomear de tristeza, raiva, indignação, incômodo, felicidade, esperança…..

Sempre se entendeu sentimento como algo puramente emocional.

O sentimento é a junção dos dois pontas: emocional e racional.

Precisamos destruir a separação entre: racional e emocional, ou unir essas duas pontas, porque o sentimento depende do racional e vierce - versa. Precisamos de razão para interpretar nossas emoções, e dos sentimentos das emoções para realizar nossas escolhas racionais. No fundo está tudo ligado. Nos é que temos mania de separar. E muitas vezes a gente pode escolher o que a gente sente - o que é algo importante dos últimos estudos da neurociência. Em que sentido? O do autocontrole, em como eu decido interpretar minhas emoções. Assim como as emoções acontecem somente no nosso corpo, o sentimento acontece, só na mente e não fora. Se só acontece ali, eu tenho o poder de escolher o que estou sentindo. Se vem uma aposta do cérebro me dizendo "Olha você está triste, eu tenho como checar. É tristeza mesmo o que estou sentindo, ou é raiva , ou é incômodo ?


Maria Lúcia Pesce

Psicóloga Clínica

CRP 06/13.333

@psicologa.marialuciapesce

whatsapp 11 9 8820-8408

www.saudepsicofisica.wixsite.com/website (blog conteúdos)

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O Medo. Nosso Sinal de Alerta!

O Medo. Nosso sinal de Alerta! O medo atrapalha o nosso dia a dia, aparecendo sem se anunciar em nossos pensamentos, em nossas palavras,...

 
 
 
Gentileza gera Gentileza!

“Por favor?", "Obrigado!", "Muito prazer!", "Bom dia!", "Tudo bem?", "Posso ajudar?"... Quem não gosta de ser bem tratado? Como a célebre...

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2021 por Psicologia Clínica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page