Neurociência explica a importância de controlar o que sentimos
- saudepsicofisica

- 13 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Razão e emocão andam juntos , "o sentimento depende do racional e virce - versa".
Até quem não leu o pequeno príncipe conhece a frase "Tu és eternamente reponsável pelo que cativas" de Saint - Exupéry . A idéia é que ao conquistar o afeto de alguém, nos tornamos reponsáveis pelo que a pessoa sente. Em eu controlo como me sinto ( Planeta ) a neurocientista Claudia Fietosa - Santana , defende que não há linguagém responsável pelo emaranhado de sentimentos que carregamos além de nós mesmos . Ainda que outra pessoa tenha provocado situações negativas. Tu és eternamente responsável por aquilo que sentes, é um chamado para assumirmos o poder sobre as nossas emoções.
Emoção e sentimento correspondem a dois estágios do nosso processamento emocional. A emoção é o que vem primeiro e se refere ao que acontece no corpo, ao nosso estado físico: batimento cardíaco, a boca seca, a mão suada, a tremedeira, a náusea …. É a primeira pista para entender o que estamos sentindo.
E o que é o sentimento? É a junção dessas emoções com a razão. Ou seja você precisa de razão e emoção para saber como se sente. É por meio da razão que você interpreta suas emoções, ou seja, o que acontece no nosso corpo . O sentimento é o que você vai nomear de tristeza, raiva, indignação, incômodo, felicidade, esperança…..
Sempre se entendeu sentimento como algo puramente emocional.
O sentimento é a junção dos dois pontas: emocional e racional.
Precisamos destruir a separação entre: racional e emocional, ou unir essas duas pontas, porque o sentimento depende do racional e vierce - versa. Precisamos de razão para interpretar nossas emoções, e dos sentimentos das emoções para realizar nossas escolhas racionais. No fundo está tudo ligado. Nos é que temos mania de separar. E muitas vezes a gente pode escolher o que a gente sente - o que é algo importante dos últimos estudos da neurociência. Em que sentido? O do autocontrole, em como eu decido interpretar minhas emoções. Assim como as emoções acontecem somente no nosso corpo, o sentimento acontece, só na mente e não fora. Se só acontece ali, eu tenho o poder de escolher o que estou sentindo. Se vem uma aposta do cérebro me dizendo "Olha você está triste, eu tenho como checar. É tristeza mesmo o que estou sentindo, ou é raiva , ou é incômodo ?
Maria Lúcia Pesce
Psicóloga Clínica
CRP 06/13.333
@psicologa.marialuciapesce
whatsapp 11 9 8820-8408
www.saudepsicofisica.wixsite.com/website (blog conteúdos)




Comentários