top of page

Dissonância Cognitiva: O que é isso?

  • Foto do escritor: saudepsicofisica
    saudepsicofisica
  • 31 de out. de 2021
  • 2 min de leitura

A dissonância cognitiva é o conflito vivenciado entre as crenças pessoais e os comportamentais. Quando não há coerência entre esses dois pontos, vivencia-se uma sensação de incômodo e desconforto: a famosa Dissonância.

Essa dissonância pode acontecer em qualquer área da vida.

Há uma tendência do ser humano em encontrar uma coerência entre as ações, pensamentos e crenças.

A dissonância cognitiva é quando não há uma coerência entre elas, causando uma sensação de incômodo e desconforto, ou seja, quando ocorre uma incoerência entre o comportamento e a forma de pensar ou crenças existentes. Essas crenças se referem aquilo que acredita-se ser realidade.

A consonância ocorre quando há uma relação entre a crença e o comportamento (por exemplo, eu durmo tarde e adoro dormir tarde). A neutralidade, por sua vez, é quando não há nenhuma relação entre elas (eu durmo tarde e adoro churrasco).

A relação entre dissonância e as emoções se dá pelo desconforto e pressão dos sentidos, ou seja, quanto maior for a dissonância, maior será o desconforto e a pressão para resolver o conflito.

É pela sensação de desconforto e pressão para estar "equilibrado", que altera-se o comportamento, com a finalidade de resolver a dissonância.

Os sinais de dissonância cognitiva, de maneira geral, aparecem após a realização de uma compra. Por exemplo, se logo após a compra existir “arrependimento por ter gastado dinheiro”, temos uma dissonância.

No dia a dia, há algumas dissonâncias cognitivas, e aprende-se a viver melhor e a reduzir o desconforto sentido de algumas formas, entre elas:

▪︎Não nos cobrando tanto;

▪︎Dando menos valor à crença conflitante;

▪︎Adicionando uma nova crença (positiva);

▪︎Mudando o comportamento referente aquela crença.

É possível, também, coversar e trabalhar a dissonância cognitiva com um especialista da área da Saúde Mental: Psiquiatra/Psicólogo.

Irá ajudar a tornar os pensamentos mais claros e assertivos.


Maria Lúcia Pesce

Psicóloga Clínica

CRP 06/13.333

@psicologa.marialuciapesce

.

.

.



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O Medo. Nosso Sinal de Alerta!

O Medo. Nosso sinal de Alerta! O medo atrapalha o nosso dia a dia, aparecendo sem se anunciar em nossos pensamentos, em nossas palavras,...

 
 
 
Gentileza gera Gentileza!

“Por favor?", "Obrigado!", "Muito prazer!", "Bom dia!", "Tudo bem?", "Posso ajudar?"... Quem não gosta de ser bem tratado? Como a célebre...

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2021 por Psicologia Clínica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page