Como Acolher e Lidar com a nossa Criança Interior?
- saudepsicofisica

- 10 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Nossa criança interior, internalizada na infância e adolescência, experimenta diariamente incertezas, medo, confusão.
Quando começamos acolher a nossa criança interior, percebe-se quantas vezes negamos nossa própria realidade. Quantas dúvidas e medos carregamos.
Começar a validar (ouvir e ver) a criança interior como um pai amoroso e sábio, pode parecer estranho ou bobo no início. Não se assuste, é perfeitamente normal. O ego vai resistir a este trabalho, porque está sempre procurando proteger a criança interior.
O ego dirá coisas como “isso é bobagem”, ou “que perda de tempo”. Apenas observe, pois isso faz parte do processo.
O trabalho com a criança interior causa empatia por nós mesmos, por nossos pais, e até pelos outro pais. Muitas vezes, a partir da cura de nossa criança, conseguimos sentir a criança interior de outras pessoas se manifestando diante de alguma situação.
Acessando nossa Criança Interior
Existem muitas técnicas que nos ajudam a acessar nossa Criança Interior, e muitas emoções surgirão à medida que esse “contato” for acontecendo.
Seguem alguns exercícios que podemos usar para iniciar um processo de resgate da Criança Interior:
Frases para iniciar o processo de cura da nossa criança interior:
Em um lugar tranquilo, respire profundamente, ponha a mão no coração, conecte-se com a criança interior através de memórias da infância. Permaneça por alguns minutos acessando as memórias infantis. Caso seja difícil para lembrar de muitas situações da infância, também é possível fazer esse exercício olhando fotos de era quando criança.
Repita então as frases seguintes para a criança interior:
“Eu estou segura(o) sendo eu mesma(o)”;
“Você está segura(o) agora”;
“Está tudo bem sentir medo, eu estou aqui, entendo seus medos e protejo você”;
“Você não precisa ser o que não é para agradar os outros e eu também não preciso ser assim”;
“Nossos pais são seres humanos feridos também, que podem ter, inconscientemente, projetado seus traumas em nós. É importante perdoá-los”;
“Eu te amo, eu me amo. Nós estamos seguras(os) agora.
Muitos processos de autossabotagem cometidos na vida, têm origem na criança interior ferida, que pode estar presa nas dores da infância. Aprender a curar e se harmonizar com essa parte, é imprescindível para que possamos crescer e evoluir. Dessa forma, a criança interior será uma fonte de apoio presente para impulsionar, fortalecer e não sabotar.
Maria Lúcia Pesce
Psicologa Clínica
CRP 06/13.333
@psicologa.marialuciapesce
whatsapp 11 9 8820-8408
www.saudepsicofisica.wixsite.com/website (blog conteúdos)




Comentários