top of page

A Insegurança Emocional tem Cura

  • Foto do escritor: saudepsicofisica
    saudepsicofisica
  • 5 de dez. de 2021
  • 3 min de leitura

A insegurança emocional surge em situações na qual o indivíduo tem dúvidas sobre as próprias capacidades, sentimentos e modo de agir, ou seja, uma baixa autoestima. Todos nós nos sentimos inseguros em algum momento da vida. ... As causas de um comportamento inseguro pode estar relacionado a propensões genéticas, ambiente familiar (crenças disfuncionais adquiridas na criação).

Insegurança surge de uma dúvida constante em relação a si mesmo, sobre suas capacidades e competências. ou seja, baixa autoconfiança. É um estado emocional de inferioridade, que faz a pessoa sentir que não é boa o suficiente para realizar determinada tarefa ou para ser amado, aceito ou reconhecido.


6 dicas para deixar a insegurança de lado:

  1. Invista em você e se valorize. ...

  2. Não deixe o ciúme mandar na relação. ...

  3. Atenção: pare de querer chamar tanto a atenção. ...

  4. Controle suas expectativas: seja realista!

  5. Respeite o espaço do outro. ...

  6. Seja clara (o): os outros não entendem as nossas indiretas.A insegurança emocional é uma espécie de sensação de desconforto que pode ser desencadeada quando a pessoa tem pensamentos de que não é amada ou não é boa o suficiente para algo ou para alguém.

Quem sofre de insegurança emocional tem a frequente sensação de que é inútil e de que nada vale a pena(auto desvalorização)

A insegurança emocional é um dos principais sintomas de transtornos mentais, como por exemplo, o transtorno de personalidade narcisista e o transtorno de personalidade borderline, que na maioria dos casos resulta em baixa autoestima e às vezes, uma autoestima exacerbada, que se manifesta por meio de um ar de superioridade ou arrogância.

Um indivíduo emocionalmente inseguro geralmente apresenta os seguintes sintomas, entre outros:

  • pessimismo;

  • anti-sociabilidade;

  • sofrimento de fobia social;

  • dismorfia corporal;

  • egocentrismo. . .

É muito comum que pessoas inseguras sofram de algum nível de isolamento, de modo que, quanto maior a insegurança emocional, maior também é a sua necessidade de isolar-se.

O mais comum é que em situações de grande oportunidade, como uma entrevista de emprego ou uma prova importante, a pessoa acabe se sabotando por conta da insegurança.

O medo da rejeição ou da crítica pode se transformar em uma constante na vida de quem é inseguro emocionalmente. Essa característica, se não submetida a um tratamento com um psicologo por meio da psicoterapia, será capaz de interferir negativamente em varias áreas da vida.

A insegurança emocional traz sensação de inferioridade, fazendo com que a pessoa não se sinta boa o suficiente para ser amada, reconhecida ou aceita, ainda que a realidade mostre o oposto. Nesse contexto, a insegurança em um relacionamento pode vir acompanhada de histórias fantasiosas, medos irreais, ciúmes, carência, entre muitos outros aspectos que dificultam uma convivência agradável e uma relação sadia.

Geralmente, a pessoa emocionalmente insegura acaba se manifestando por meio de reclamações, como falta de carinho e acusações de infidelidade sem fundamento. Essas manifestações são meios do indivíduo exteriorizar um profundo complexo de inferioridade. Se existe um fator que pode bloquear o sucesso profissional e impedir a progressão de uma carreira é justamente a insegurança emocional.

Por mais eficiente, produtivo e qualificado que o indivíduo seja em sua área de atuação, quando a insegurança emocional o impede de demonstrar a sua capacidade, ele acaba tendo o seu desempenho afetado, prejudicando drasticamente os seus resultados.

Uma pessoa insegura bloqueia, de forma inconsciente, as suas próprias ações como em uma espécie de estado de paralisação, principalmente quando tenta realizar algo diferente, saindo da rotina ou zona de conforto.

Como se pensamentos sabotadores surgissem como vozes na mente, dizendo que ela não é capaz de fazer isso ou aquilo, que a sua ideia não funcionará, que a sua aparência é feia, que ela não é inteligente o suficiente, entre muitos outros pensamentos que despertam Ansiedade, baixa confiança e tristeza, a ponto de poder desencadear uma Depressão.

Por isso, ao perceber que está sofrendo de sintomas de insegurança emocional, é muito importante procurar a ajuda de um psicologo o mais rápido possível, para obter maior chance de êxito no tratamento de suas emoções e conseguir vencer todos os problemas relacionados a esse mal.

No processo psicoterapêutico irá se auto conhecer, descobrir sua crenças disfuncionais, e transformá-las em prol de elevar a auto estima e consequentemente a auto confiança.


Maria Lúcia Pesce

Psicóloga Clínica

CRP 06/13.333

@psicologa.marialuciapesce



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O Medo. Nosso Sinal de Alerta!

O Medo. Nosso sinal de Alerta! O medo atrapalha o nosso dia a dia, aparecendo sem se anunciar em nossos pensamentos, em nossas palavras,...

 
 
 
Gentileza gera Gentileza!

“Por favor?", "Obrigado!", "Muito prazer!", "Bom dia!", "Tudo bem?", "Posso ajudar?"... Quem não gosta de ser bem tratado? Como a célebre...

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2021 por Psicologia Clínica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page