top of page

Transtorno Ansiedade Generalizada - TAG

  • Foto do escritor: saudepsicofisica
    saudepsicofisica
  • 15 de jul. de 2021
  • 3 min de leitura

A ansiedade generalizada, corretamente chamada de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), é um estado constante de preocupação ou expectativa excessiva sem que hajam motivos reais para tal. Com isso, a vida do indivíduo em todos os seus setores tende a ser prejudicada.

Esse transtorno, no entanto, não surge do dia para a noite e pode agravar-se ao longo do tempo, de acordo com o ambiente e a capacidade emocional da pessoa de lidar com situações cotidianas.

Para explorar mais a fundo este tema, precisamos entender a diferença de ansiedade e TAG, como ela se manifesta e o que deve ser feito para combatê-la.

Qual a diferença de ansiedade e ansiedade generalizada?

A ansiedade é uma reação do corpo humano e que serve para nos proteger, deixando-nos em estado de alerta para que tomemos ações rápidas para literalmente salvar a nossa vida. Na vida moderna, essa reação surge quando estamos vulneráveis, seja em situações no trabalho, relações sociais. A função da Ansiedade ela é impulsionar nossas ações em prol de um objetivo de forma otimizada.

Pessoas com o Transtorno de Ansiedade Generalizada, o medo e a preocupação estão constantemente presentes no dia a dia do indivíduo, diante de um estado de alerta. Logo, o que serviria para impulsionar na realização de tarefas com maior rapidez e intensidade, acaba paralisando o indivíduo, deixando-o com uma sensação de impotência.

Quais os principais sintomas da ansiedade generalizada?

Além do estado de alerta constante, preocupação excessiva e sentimento de tragédia iminente que podem assombrar uma pessoa com TAG, também é comum que hajam os seguintes sintomas, que reunimos e explicamos de forma lúdica:

  • Dificuldade para parar de se preocupar: o foco da atenção não consegue sair do problema que é irreal ou muito menor do que o visualizado.

  • Reações exageradas: as reações costumam ser sempre à flor da pele, com isso, o indivíduo fica irritadiço, reagindo muitas vezes de forma desproporcional.

  • Cansaço físico e mental extremo: como a mente nunca descansa e está sempre preocupada, não há espaço para relaxamento, influindo diretamente nesse aspecto.

  • Problemas de sono: dificuldades para dormir, falta de sono profundo ou sensação de acordar cansado são constantes.

Esses sintomas podem vir acompanhados de reações físicas como tensão muscular, dor de cabeça, sudorese, problemas de concentração e memória, inquietação e até mesmo assustar-se facilmente.

Qualquer indivíduo pode passar por períodos em que apresente esses sintomas, mas para ser considerada ansiedade generalizada, eles devem persistir por, pelo menos, 4 ou 6 características.

O diagnóstico da ansiedade generalizada é clínico, feito pelo psiquiatra, que observará pontos pertinentes de acordo com o seu histórico. No caso de diagnóstico afirmativo, ele conduzirá o melhor tratamento de acordo com o grau do transtorno.

Geralmente, o Transtorno de Ansiedade Generalizada é tratado com a combinação de medicamentos e psicoterapia. Os medicamentos ajudarão o paciente a sair do estado de inércia para ir retomando as suas atividades normais.

O objetivo do tratamento psicoterapeutico é fazer com o que o indivíduo consiga restabelecer o seu próprio controle, não ficando dependente de medicamentos por muito tempo, apenas o tempo necessário para conseguir enfrentar as situações de modo

Além do tratamento orientado por um psiquiatra e um psicoterapeuta, existem algumas atitudes que podem ser bastante eficazes na ajuda ao controle da ansiedade:

  • Atividades físicas, por exemplo, são altamente eficazes no controle da ansiedade, pois ajudam na dissipação de energia física.

  • Exercícios de mindfulness (atenção plena) também podem ser bem úteis, trazendo o indivíduo para o agora.

  • Fazer listas dos afazeres do dia podem dar a você um real panorama das suas atividades, reduzindo o estresse.

  • Fazer uma coisa de cada vez, evitando ficar sobrecarregado em modo multitarefas.

  • Investir num sono reparador para ter melhores noites de descanso e conseguir relaxar a mente.

  • Procurar ajuda sempre que achar que não vai dar conta de algo ou de si mesmo.

Faça essa leitura retrospectiva dos últimos 6 meses e veja se a ansiedade vem tomando a maior parte do seu tempo. O Transtorno de Ansiedade Generalizada é coisa séria, mas tem tratamento. Quando perceber que esses sintomas estão prejudicando o seu dia a dia e o colocando em uma situação de estresse e preocupação constante, é hora de procurar ajuda, não deixe para depois


Maria Lúcia Pesce

CRP 06/13333

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O Medo. Nosso Sinal de Alerta!

O Medo. Nosso sinal de Alerta! O medo atrapalha o nosso dia a dia, aparecendo sem se anunciar em nossos pensamentos, em nossas palavras,...

 
 
 
Gentileza gera Gentileza!

“Por favor?", "Obrigado!", "Muito prazer!", "Bom dia!", "Tudo bem?", "Posso ajudar?"... Quem não gosta de ser bem tratado? Como a célebre...

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2021 por Psicologia Clínica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page