Setembro Amarelo e o Abismo do Suicídio
- saudepsicofisica

 - 30 de ago. de 2021
 - 2 min de leitura
 
Saúde mental é um tema que vem aparecendo constantemente na mídia e nas redes sociais, mas na prática, as pessoas só procuram cuidar dela, quando passam por algum trastorno ou problema relacionado, como um familiar sofrendo de distúrbios psicológicos, por exemplo.
Vivemos num novo século, há muito apelo para rompermos velhos hábitos e preconceitos, porém, a visão que ainda se tem dos cuidados mentais, é precária. Então, vamos falar um pouco sobre isso...
O mundo atual exige de nós, cada vez mais que nos dediquemos a tudo, então, falta tempo, falta energia e nosso processamento mental fica sobrecarregado...
E o que começa a aparecer? Em alguns, ansiedade, em outros, depressão, compulsão, entre outras patologias. Ocorre que muitas pessoas só buscam ajuda profissional quando "a coisa tá brava"! Aí o custo é mais alto. Isso quando procuram ajuda, mas e quando não procuram? Aí há risco até de vida, pois uma depressão ignorada, pode levar um indivíduo ao suicídio e isso não pode ser ignorado!!!
Em meu consultório, já recebi famílias que ignoravam completamente a condição adoecida de um dos entes, que se encontravam a um passo do suicídio e isso quando revelado, criou um impacto assustador. Eu, como psicóloga, também responsável pela saúde pública, tive que chamar os familiares, para evitar que o pior acontecesse. Então, para não me alongar mais, faço um apelo de valorização à vida, nesse momento que nossa saúde mental "grita" pelos cuidados, para que busquem ajuda profissional pra você, pra algum familiar ou amigo que já esteja mostrando sinais de que algo não está bem! O psicólogo, é quem se especializou numa escuta seletiva e de acolhimento e amparo que qualquer outro não está preparado como tal. Vamos abraçar a causa suicida, nos dedicando a EVITAR este ato de violência a si próprio. Quem se suicida, não quer morrer e, sim, parar de sofrer emocionalmente. Entendam isso e levantem essa bandeira de setembro amarelo!
Maria Lúcia Pesce
Psicóloga Clínica
@psicologa.marialuciapesce




Comentários