Sentir Ciúmes Conjugal é Natural?
- saudepsicofisica

- 23 de nov. de 2021
- 3 min de leitura
Há quem diga que o ciúme é natural, faz parte da natureza do ser humano. Há outros que dizem que pode ser uma construção social e inventado para justificar a posse do outro.
De acordo com os psicólogos, o excesso pode levar uma pessoa que é ciumenta e possessiva , a prejudicar a vida e o convívio de outras pessoas e a sua própria.
De fato, ser uma pessoa ciumenta e possessiva não faz bem a ninguém.
Em uma relação isso não é nada saudável. Existem casais que consideram que ter ciúmes é importante para “apimentar” a relação ou, que é uma forma de demonstrar para o outro que há sentimentos envolvidos.
A seguir explico como uma pessoa ciumenta e possessiva pode realmente afetar uma relação👇🏻
5 sinais de que você é uma pessoa ciumenta e possessiva:
Não existe um parâmetro certo em que se mede o nível de ciúme de uma pessoa. No entanto, é possível distinguir alguns sinais que podem ser vistos como “perigosos” dentro de uma relação. Veja quais 👇🏻
1. Mania de perseguição
Uma pessoa ciumenta e possessiva começa a ter comportamentos e mania de perseguição, como obter as senhas das contas das redes sociais, ver mensagens no celular e no computador, e até ir fisicamente atrás da pessoa para investigar “possíveis casos”.
Este é um dos fortes sinais de que algo vai muito mal na relação. Os jogos de manipulação podem ter dado origem a uma forma de possessão indiscriminada.
Neste nível, todas as amizades (incluindo familiares) são vistas como negativas pela pessoa ciumenta e possessiva.
2. Invasão de privacidade
Aqui a pessoa ciumenta e possessiva tende a checar quase 24 horas por dia o telefone, a agenda, o e-mail e as mensagens nas redes sociais que pensa estar envolvido em algum tipo de caso.
Não obstante, ainda surgem hipóteses de tentar usar outras pessoas para comprovar a sua paranoia, como com familiares, amigos e pessoas do trabalho. Toda informação tende a ser incriminatória.
3. Brigas constantes
Quando chega neste ponto, a pessoa ciumenta e possessiva vai ao encontro do que denomino de ápice do problema: a briga.
Os momentos de desentendimentos podem até ocorrerem de forma pública, no meio da rua, ocasionando sérios problemas sociais.
4. Mensagens e ligações
Ciúme Patológico ou Normal?
Sente a necessidade constante de fazer ligações frequentes e mandar mensagens para todos os meios possíveis, de forma a averiguar o que a pessoa está fazendo.
Por ser considerado até como “desejável” e “engraçadinho” pela sociedade, tende a se tornar um grande problema quando não resolvido entre o casal. A mania pode virar um processo inquisitório, aumentando as chances de perder totalmente o controle da situação.
5. Estar ao lado sempre
É outra atitude que a sociedade, às vezes, impõe como saudável na relação, mas em se tratando de pessoas com problemas e sendo ciumentas e possessivas, é algo sério. A pessoa não tem mais tempo para si e cria apenas o mundo para estar com a outra pessoa.
O mundo do parceiro(a) se transforma no dela(e). Por um momento isso pode até parecer romântico e especial, mas com o passar das nuances da relação, se verificará que o comportamento é, na verdade, compulsivo.
Se você se reconhece ou vê estas atitudes como certeiras em sua relação, então você é ou tem uma pessoa ciumenta e possessiva ao seu lado. E isto poderá lhe causar alguns problemas: emocionais, psicológicos, sociais e até familiares.
Maria Lúcia Pesce
Psicóloga Clínica
CRP 06/13.333
@psicologa.marialuciapesce




Comentários