top of page

Sentir Ciúmes Conjugal é Natural?

  • Foto do escritor: saudepsicofisica
    saudepsicofisica
  • 23 de nov. de 2021
  • 3 min de leitura

Há quem diga que o ciúme é natural, faz parte da natureza do ser humano. Há outros que dizem que pode ser uma construção social e inventado para justificar a posse do outro.

De acordo com os psicólogos, o excesso pode levar uma pessoa que é ciumenta e possessiva , a prejudicar a vida e o convívio de outras pessoas e a sua própria.

De fato, ser uma pessoa ciumenta e possessiva não faz bem a ninguém.

Em uma relação isso não é nada saudável. Existem casais que consideram que ter ciúmes é importante para “apimentar” a relação ou, que é uma forma de demonstrar para o outro que há sentimentos envolvidos.

A seguir explico como uma pessoa ciumenta e possessiva pode realmente afetar uma relação👇🏻

5 sinais de que você é uma pessoa ciumenta e possessiva:

Não existe um parâmetro certo em que se mede o nível de ciúme de uma pessoa. No entanto, é possível distinguir alguns sinais que podem ser vistos como “perigosos” dentro de uma relação. Veja quais 👇🏻

1. Mania de perseguição

Uma pessoa ciumenta e possessiva começa a ter comportamentos e mania de perseguição, como obter as senhas das contas das redes sociais, ver mensagens no celular e no computador, e até ir fisicamente atrás da pessoa para investigar “possíveis casos”.

Este é um dos fortes sinais de que algo vai muito mal na relação. Os jogos de manipulação podem ter dado origem a uma forma de possessão indiscriminada.

Neste nível, todas as amizades (incluindo familiares) são vistas como negativas pela pessoa ciumenta e possessiva.

2. Invasão de privacidade

Aqui a pessoa ciumenta e possessiva tende a checar quase 24 horas por dia o telefone, a agenda, o e-mail e as mensagens nas redes sociais que pensa estar envolvido em algum tipo de caso.

Não obstante, ainda surgem hipóteses de tentar usar outras pessoas para comprovar a sua paranoia, como com familiares, amigos e pessoas do trabalho. Toda informação tende a ser incriminatória.

3. Brigas constantes

Quando chega neste ponto, a pessoa ciumenta e possessiva vai ao encontro do que denomino de ápice do problema: a briga.

Os momentos de desentendimentos podem até ocorrerem de forma pública, no meio da rua, ocasionando sérios problemas sociais.

4. Mensagens e ligações

Ciúme Patológico ou Normal?

Sente a necessidade constante de fazer ligações frequentes e mandar mensagens para todos os meios possíveis, de forma a averiguar o que a pessoa está fazendo.

Por ser considerado até como “desejável” e “engraçadinho” pela sociedade, tende a se tornar um grande problema quando não resolvido entre o casal. A mania pode virar um processo inquisitório, aumentando as chances de perder totalmente o controle da situação.

5. Estar ao lado sempre

É outra atitude que a sociedade, às vezes, impõe como saudável na relação, mas em se tratando de pessoas com problemas e sendo ciumentas e possessivas, é algo sério. A pessoa não tem mais tempo para si e cria apenas o mundo para estar com a outra pessoa.

O mundo do parceiro(a) se transforma no dela(e). Por um momento isso pode até parecer romântico e especial, mas com o passar das nuances da relação, se verificará que o comportamento é, na verdade, compulsivo.

Se você se reconhece ou vê estas atitudes como certeiras em sua relação, então você é ou tem uma pessoa ciumenta e possessiva ao seu lado. E isto poderá lhe causar alguns problemas: emocionais, psicológicos, sociais e até familiares.


Maria Lúcia Pesce

Psicóloga Clínica

CRP 06/13.333

@psicologa.marialuciapesce




 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O Medo. Nosso Sinal de Alerta!

O Medo. Nosso sinal de Alerta! O medo atrapalha o nosso dia a dia, aparecendo sem se anunciar em nossos pensamentos, em nossas palavras,...

 
 
 
Gentileza gera Gentileza!

“Por favor?", "Obrigado!", "Muito prazer!", "Bom dia!", "Tudo bem?", "Posso ajudar?"... Quem não gosta de ser bem tratado? Como a célebre...

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2021 por Psicologia Clínica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page