Quem seremos depois da máscara?
- saudepsicofisica

- 11 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
- Saude!
Até março de 2020, essa era apenas uma forma educada de se dirigir a uma pessoa que tinha acabado de espirrar. Contudo, com o aumento do número de casos de infecção pelo Covid-19 e, infelizmente, muitos óbitos, pessoas já sofreram reações desagradáveis como agressões verbais e físicas, porque... espirraram em público! Não quero comentar sobre a agressão em si, mas o que está por trás disso é que merece nossa atenção. Neste post eu quero conversar um pouco com você sobre o que está acontecendo conosco a nível psicológico. Quais os efeitos da pandemia em nosso funcionamento como pessoas? No entanto, a cereja desse bolo é a reflexão acerca do quanto mudaremos como sociedade após essa pandemia. Quando retirarmos nossas máscaras de proteção, quem, de fato, seremos?
A pergunta inicial é: você identificou alguma mudança em seu comportamento neste período? Se a resposta for positiva, saiba que você não está só. Houve um aumento considerável de fatores estressores como medo de perder o emprego, queda no faturamento de pequenas e médias empresas, medo diante da possibilidade de ser infectado, isolamento social e maior tempo de convívio com familiares. Para quem se espantou com este último fator, saiba que, por exemplo, o número de divórcios aumentou em 18,7% nesse período (fonte: Agência Brasil). A realidade é que não estávamos preparados para o que está acontecendo. Fomos pegos de surpresa. De repente não podíamos mais abraçar, apertar as mãos, beijar rostos. Sem dúvidas é um teste para a nossa característica mais marcante: a vida em sociedade.
Seremos uma nova sociedade? Quais os reflexos desse período em nosso funcionamento psicológico. Reflita sobre isso. Prepare-se para uma retomada física e psicologicamente saudável. Invista em sua saúde mental, os benefícios vãoalém do que você imagina.
Acredito que não seremos os mesmos, dentro de uma visão ampla.
Maria Lúcia Pesce
CRP 06/13.333




Comentários