top of page

Quem seremos depois da máscara?

  • Foto do escritor: saudepsicofisica
    saudepsicofisica
  • 11 de jul. de 2021
  • 2 min de leitura

- Saude!

Até março de 2020, essa era apenas uma forma educada de se dirigir a uma pessoa que tinha acabado de espirrar. Contudo, com o aumento do número de casos de infecção pelo Covid-19 e, infelizmente, muitos óbitos, pessoas já sofreram reações desagradáveis como agressões verbais e físicas, porque... espirraram em público! Não quero comentar sobre a agressão em si, mas o que está por trás disso é que merece nossa atenção. Neste post eu quero conversar um pouco com você sobre o que está acontecendo conosco a nível psicológico. Quais os efeitos da pandemia em nosso funcionamento como pessoas? No entanto, a cereja desse bolo é a reflexão acerca do quanto mudaremos como sociedade após essa pandemia. Quando retirarmos nossas máscaras de proteção, quem, de fato, seremos?

A pergunta inicial é: você identificou alguma mudança em seu comportamento neste período? Se a resposta for positiva, saiba que você não está só. Houve um aumento considerável de fatores estressores como medo de perder o emprego, queda no faturamento de pequenas e médias empresas, medo diante da possibilidade de ser infectado, isolamento social e maior tempo de convívio com familiares. Para quem se espantou com este último fator, saiba que, por exemplo, o número de divórcios aumentou em 18,7% nesse período (fonte: Agência Brasil). A realidade é que não estávamos preparados para o que está acontecendo. Fomos pegos de surpresa. De repente não podíamos mais abraçar, apertar as mãos, beijar rostos. Sem dúvidas é um teste para a nossa característica mais marcante: a vida em sociedade.

Seremos uma nova sociedade? Quais os reflexos desse período em nosso funcionamento psicológico. Reflita sobre isso. Prepare-se para uma retomada física e psicologicamente saudável. Invista em sua saúde mental, os benefícios vãoalém do que você imagina.

Acredito que não seremos os mesmos, dentro de uma visão ampla.

Maria Lúcia Pesce

CRP 06/13.333

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O Medo. Nosso Sinal de Alerta!

O Medo. Nosso sinal de Alerta! O medo atrapalha o nosso dia a dia, aparecendo sem se anunciar em nossos pensamentos, em nossas palavras,...

 
 
 
Gentileza gera Gentileza!

“Por favor?", "Obrigado!", "Muito prazer!", "Bom dia!", "Tudo bem?", "Posso ajudar?"... Quem não gosta de ser bem tratado? Como a célebre...

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2021 por Psicologia Clínica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page