Quem nunca sofreu por um amor?Quem nunca sofreu com o término?
- saudepsicofisica

 - 11 de set. de 2021
 - 1 min de leitura
 
💔💔
Tenho me deparado com essa situação na clínica e percebo que o sentimento de dor é praticamente o mesmo em todos “a dor da separação” que é fisicamente sentida, com dores no peito, sensação de vazio, sufocamento e falta de ar. Muitos acreditam que é apenas o fim de uma união, mas não é só isso, é também a quebra de vínculos, de laços emotivos, sexuais e afetivos. É perceber que seus planos e projetos a dois não vão mais se concretizar e com isso vem aquele sentimento de Acabou Tudo, como se não fosse mais viver, que a vida simplesmente terminou ali. Ambos sofrem, mas para aquele que é percebido como deixado, essa dor é bem maior, porque vem as dúvidas, os porquês, se sentir culpado.
Todo indivíduo em algum momento da vida vai passar por esse sentimento, vai sofrer, vai se sentir perdido, que tudo acabou, e esse sentimento vai durar por um bom tempo, até ele abrir espaço para entrar um novo amor ou até mesmo o mais importante, o amor próprio, sonhos e desejos para consigo. Quem disse que os planos não podem ser você consigo mesmo, se auto realizar, se amar, se dedicar ao que gosta e claro continuar a vida, ao ciclo da vida!
“Somos indivíduos reprimidos pelo proibido e pelo impossível, que procuram adaptar-se a seus relacionamentos extremamente imperfeitos. Vivemos de perder e abandonar, e de desistir. E, mais cedo ou mais tarde, com maior ou menor sofrimento, todos nós compreendemos que a perda é, sem dúvida, uma condição permanente da vida humana” (Viorst, 1988, p. 243).
Maria Lúcia Pesce
Psicologa Clínica
@psicologa.marialuciapesce
.




Comentários