Quando devo procurar uma Psicoterapia (Terapia)?
- saudepsicofisica

- 9 de jul. de 2021
- 4 min de leitura
Muitas pessoas se perguntam a respeito da psicoterapia ou da terapia (popularmente falado). Então resolvi perguntar para algumas pessoas. Eis aqui algumas respostas:
Quando você não conseguir lhe dar com algumas situações ou momentos durante os ciclos da vida.
Quando você não se sente bem consigo mesmo, está com dificuldade em relacionamentos sejam eles familiares, sociais ou conjugal.
Caso se sinta ansioso, tenso ou triste na maior parte do dia.
Quando não consegue se regular emocionalmente.
Quando sente que algo está errado na sua vida e não consegue compreender além de momentos difíceis ou dolorosos, diante dos quais você se sinta sem ninguém para conversar, ou as conversas com amigos não estão lhe ajudando. A psicoterapia é de grande valia para o autoconhecimento e para o fortalecimento ou desenvolvimento pessoal. Nos atualiza no sentido em encontrar respostas frente a desafios propostos para nossa evolução.
Quando sente que algo está errado na sua vida e não consegue compreender sozinho.
Você deve procurar terapia, quando perceber que deixou de acreditar nos seus sonhos, observando que tudo ao seu redor perdeu o sentido, não consegue enxergar o futuro, fazer planos, comemorar as vitórias, não ter ninguém para dividir seus pensamentos mais profundos e não entender suas emoções. Acredite que sozinho não conseguimos carregar o peso da existência, é preciso dividir para somar. A vida pode ser mais leve quando compartilhamos os nossos sentimentos, de preferência com um profissional.
Quando não conseguir responder, o porquê da nossa existência. Tiver dúvida do caminho a escolher; se sentindo só, precisando de um colo de escuta. Ter um profissional que lhe dê um "norte" e que possa confiar; Marcar um encontro de amor com você.
Quando não conseguir sozinho as respostas internas que te atrapam e confunde o seu dia a dia.
Algumas pessoas procuram terapia quando a situação ao qual elas se encontram ou estão passando está se agravando; outras quando aparentemente antecipam ou premeditam alguns sintomas ou incômodos. O que muitas pessoas podem pensar talvez, que, só procuramos terapia quando aquilo que nos incomoda se agrava, ou procuramos terapia antecipando aquilo que ainda não aconteceu. Pode nos promover um bem estar.
Quando sua angústia começar a atrapalhar seus comportamentos. Seus pensamentos estiverem fazendo com que sua forma de ver as coisas simples passem a ser mais complexas e principalmente impeça a sua rotina. Quando a pessoa se sente com a necessidade de esclarecer as suas dúvidas. É no processo psicoterapeutico que se desenvolve a capacidade de encontrar as respostas para seus conflitos.
Se a pessoa está em crise, a psicoterapia é indicada para a estabilização no aspecto psicológico individual: uma crise de Ansiedade, uma Depressão, uma Compulsão Alimentar, enfim um transtorno psicológico. Uma outra contribuição, é para o indivíduo que não possui nenhum problema aparente, mas que sente “um chamado” a um auto conhecimento maior de Si mesmo. Sente há aspectos em sua mente que precisam ser melhor compreendidos, eventos de sua história pessoal que estão dissociados em sua mente. Terapia é auto-conhecimento, e cuidar da mente, com ou sem queixas especificas. Se conhecer nunca é demais! Caso você se sinta sobrecarregado para lidar com seus problemas diários, ansioso, depressivo, estressado, pode ter esse acolhimento. A Terapia é o melhor remedio e não tem contra indicações, talvez nossos familiares sintam como conta indicação, pois você não será o mesmo e isso pode gerar estranheza nos outros.
Sentir necessidade de trabalhar alguma demanda interna, se estiver passando por alguma situação onde precisa tratar algum conflito (familiar, profissional, relacionamentos).
Quando estiver passando por algum sofrimento emocional ou não está conseguindo lidar com algumas situações, querendo superar crises ou buscar como forma de prevenção.
Sempre que sentir necessidade de desdobrar enfrentamentos, superar crises ou desenvolver um estilo de vida afirmativo. A vida é pra ser bem vivida e não apenas um problema a ser resolvido.
A terapia é um processo de desenvolvimento pessoal. Considero que todos nós deveríamos passar pela experiência do autoconhecimento para simplificar a interação com o mundo que nos cerca. Porém nossa sociedade visa apenas o que está exposto, ou seja, cura do adoecimento seja físico ou psíquico e vê o atendimento psicológico como ferramenta de cura do sofrimento, já existente, da pessoa e com o qual não consegue mais conviver sem o adoecimento físico ou mental. Então socialmente falando a terapia não é considerada como prevenção do adoecimento e sim como busca da cura do adoecimento mental. Atualmente a medicina valoriza o tratamento psicológico como aliado e orienta, em alguns casos , o atendimento conjuntamente com a medicina. Esse acompanhamento do psicólogo ou psiquiatra em conjunto é designado quando o paciente é diagnosticado, pelo médico ou o psicólogo, com doença psicossomática ou seja o sofrimento psíquico se manifesta em doenças físicas. Nesses casos o ideal é conhecer o sofrimento mental que está causando a doença física, exemplo: a fibromialgia, dessa forma minimizando o sofrimento ou até mesmo interrompendo essa dor.
A psicoterapia ou análise pessoal são métodos de tratar conflitos emocionais que estão promovendo sofrimento psíquico ou psicossomático que afetam os relacionamentos ou impedem as pessoas de sentir bem estar social, nos relacionamentos ou na vida profissional. Através do autoconhecimento proporcionado pelo tratamento psicólogo é possível redimensionar e ressignificar a história pessoal e traumas que aconteceram. Esses são alguns fundamentos.
Maria Lúcia Pesce
CRP 06/13.33




Comentários