Psicoterapia on-line. Funciona?
- saudepsicofisica

 - 10 de set. de 2021
 - 2 min de leitura
 
A internet está presente em nossas vidas e no cotidiano. No Brasil e no mundo, o uso dela aumentou consideravelmente. Foi através dessa expansão, que conseguimos estreitar relações virtuais, conhecer pessoas e manter relacionamentos à distância.
O crescimento dessa ferramenta também se deu na Psicologia. Hoje é possível realizar atendimentos e fazer psicoterapia pelo computador, tablet ou smartphone.
Regulamentação:
Em Maio de 2018, o Conselho Federal de Psicologia regulamentou a prestação de serviços psicológicos realizados através de meios tecnológicos.
A psicoterapia online é parecida com a presencial: o cliente entra em contato com o psicólogo, agenda o atendimento, estabelecem uma data e horário e a plataforma que irão utilizar. Existem diversas como Google Meet, Whatsapp ou sites específicos. O atendimento ocorre com ambos presentes simultaneamente. As combinações como valores, duração, dependem de cada terapeuta e/ou linha teórica.
Vantagens da psicoterapia online:
* O atendimento pode ocorrer em qualquer local geográfico;
* Atende populações mais isoladas ou com pouca oferta de profissionais, como no caso de municípios do interior;
* Podem ser realizadas em qualquer horário, sem fila de espera por agenda;
* Menor custo para o paciente, como deslocamentos;
* Pode beneficiar psicopatologias específicas como Ansiedade Social, Depressões ou para pessoas com deficiências físicas como também pacientes acamados;
* Há dados de menor desistência ou abandono do tratamento, pelas facilidades de acesso.
O paciente deve ter equipamentos que acessem a internet, que tenha boa velocidade.
Estudos apontam que o índice de psicoterapia online possui menos desistência e boa adesão por parte dos pacientes, pois os usuários podem integrar de forma flexível, sua vida diária, independente das limitações como espaço e tempo. É possível que ele interrompa se trabalho, por uma hora, para realizar as sessões.
Maria Lúcia Pesce
Psicologa Clinica
@psicologa.marialuciapesce




Comentários