Pesquisa com Profissionais que atendem on-line
- saudepsicofisica

- 9 de jul. de 2021
- 3 min de leitura
Com o advento da Pandemia, uma grande gama de serviços passaram a ser on-line. Já era permitido realizar psicoterapia on-line, mas as pessoas davam preferência pelo atendimento presencial. Realizei uma pesquisa sobre o atendimento psicológico on-line. Segue abaixo algumas experiências e depoimentos de profissionais de classe (psicologia):
O atendimento online é uma tecnologia que veio para ficar, a pandemia acelerou esse processo, cabe a nós nos adaptarmos. Como essa opção o atendimento online se mostrou um excelente recurso. Quando houve lockdown onde tudo fechou, essa forma de modalidade em atendimento conseguiu manter o serviço no momento para os pacientes que precisaram. Entre os pontos positivos observados estão: a segurança em tempos de pandemia, o deslocamento, horários, distância, transporte, e toda economia gerada. Hoje é possível o paciente fazer uma consulta em uma viagem de trabalho, que dê continuidade psicoterapia mesmo que venha a mudar de cidade durante o tratamento. Os pontos negativos são: a dificuldade de conexão da internet (observar esse ponto ao fazer uma sessão online), prejuízos na comunicação como a linguagem não verbal, utilizar fones de ouvido para diminuir os ruídos interferências na comunicação, a falta de um lugar adequado em casa faltando privacidade. Mas, tomados os devidos cuidados é uma excelente opção que veio para agregar.
A psicoterapia online não só é eficaz como prática, financeiramente mais leve. Ganha tempo e supera fronteiras do espaço, sem falar que é o futuro.
A psicoterapia, tanto a virtual quanto a presencial, baseia-se na investigação e análise da lógica de sentidos (explícitos e implícitos) fornecidos através da fala do paciente. Sendo a linguagem, portanto, o fundamento operacional da condução terapêutica, a escuta e intervenções especializadas do psicoterapeuta agem na promoção da (re)significação de conflitos e os estados afetivos causadores de sofrimento do paciente. Com essa proposta de modificação subjetiva, de transformação efetiva na forma de enfrentamento do seu modo de padecimento, a pessoa que optar pela psicoterapia na sua modalidade virtual poderá se beneficiar do tratamento tal como ocorre em sua forma presencial. Sem dúvidas, algumas pessoas aderem de imediato ao modelo remoto, enquanto que outras podem precisar de uma breve adaptação ao recurso tecnológico. Os efeitos, vale ressaltar, são garantidos pelo método e competência do profissional, e não por condicionamento à sua presença física.
A eficácia é a mesma do presencial. Como tudo na vida tem seus aspectos positivos e negativos: Terá mais flexibilidade na escolha do horário de atendimento, no conforto da sua casa e com valores mais acessíveis. Apenas haverá os prós e contra em relação a falhas de conexão, audio e video, falta de energia que podem inviabilizar o atendimento, no entanto, no presencial pode haver menor disponibilidade de horário dentro da sua rotina, trânsito/chuvas que podem impedir o psicólogo e paciente em chegar no horário estabelecido.
Na Europa essa prática é utilizada há muito tempo com resultados similares ao da psicoterapia em consultório. Exige apenas algumas adaptações simples (o cliente necessita de ambiente reservado, conexão de internet estável e o mesmo comprometimento que adota com a psicoterapia presencial). Além dos benefícios da psicoterapia em si, estão a facilidade de manejar horários, a praticidade, o fato de não precisar perder tempo em deslocamentos.
Existem necessidades de adaptação do paciente ao processo. No caso da análise, ocorrendo a transferência, não existe nenhum empecilho de qual forma existirá o atendimento. Apesar da pandemia, por questões diversas, sendo algumas: o não acesso a Internet ou local que não possibilite a privacidade. Torna-se necessário refletir e verificar quais as possibilidades existentes para a manutenção do processo de forma presencial, respeitando as regras de biossegurança ou possível encaminhamento para instituição ou outro profissional, caso seja necessário a continuidade.
Na psicoterapia a comunicação/diálogo é a base, seja ela verbal, não verbal, corporal. Portanto, o atendimento online possibilita isso. São atendimentos realizados com o mesmo acolhimento, sigilo, ética e duração que a psicoterapia na modalidade presencial. Há uma vantagem na modalidade online, pois o paciente e profissional poderão realizar os atendimentos sem sair de casa. Importante lembrar que: em alguns casos, a psicoterapia online não é indicada, como por exemplo em situações de pessoas e grupos em situação de desastres (incêndios) e de violação de direitos ou de violência (estupros, ataques racistas, homofóbicos), que sofram de uma depressão profunda ou que têm risco de suicídio.
Maria Lúcia Pesce
CRP 06/13.333




Comentários