top of page

Para que serve a Avaliação Psicológica?

  • Foto do escritor: saudepsicofisica
    saudepsicofisica
  • 4 de set. de 2021
  • 1 min de leitura

A Avaliação psicológica é um dos instrumentos utilizados pela psicologia e somente o psicólogo pode fazer uso de tais instrumentos. Entre os principais instrumentos estão entrevistas, questionários, observação comportamental, análise documental e testes psicológicos reconhecidos e aprovados pelo CFP Conselho Federal de Psicologia.

A avaliação psicológica, visa a elaboração de um diagnóstico e prognóstico do estado mental, cognitivo e comportamental da pessoa avaliada. Ainda que, apresentem um limite com relação ao que é possível entender e prever, as avaliações, apoiadas em métodos cientificamente comprovados, chegam a respostas mais exatas que opiniões leigas no assunto ou o puro “achismo”.

A avaliação psicológica pode ser realizada em muitos contextos, podemos citar os mais comuns, como o ambiente escolar, a fim de apurar as dificuldades cognitivas e comportamentais de crianças e adolescentes; No contexto empresarial, pode ser usada tanto na seleção de colaboradores quanto na investigação de clima organizacional; No contexto Jurídico, sempre com o foco determinado pelo sistema judiciário; Porte de Armas, onde avalia características comportamentais e emocionais da pessoa; Indicações de cirurgias, avalia o preparo do paciente e de sua família para o procedimento em questão; Orientação Profissional, trazendo o autoconhecimento, conhecimento da realidade profissional e apoio a tomada de decisões; Avaliação no contexto de trânsito, investigando o comportamento humano no trânsito; Dentre outros. . .

O número de atendimentos dependerá da demanda de cada cliente, entretanto, em média são necessários dez encontros para uma devolutiva satisfatória.


Maria Lúcia Pesce

Psicóloga Clínica

@psicologa.marialuciapesce

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O Medo. Nosso Sinal de Alerta!

O Medo. Nosso sinal de Alerta! O medo atrapalha o nosso dia a dia, aparecendo sem se anunciar em nossos pensamentos, em nossas palavras,...

 
 
 
Gentileza gera Gentileza!

“Por favor?", "Obrigado!", "Muito prazer!", "Bom dia!", "Tudo bem?", "Posso ajudar?"... Quem não gosta de ser bem tratado? Como a célebre...

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2021 por Psicologia Clínica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page