Pais Perfeitos ou Imperfeitos?
- saudepsicofisica

- 8 de jul. de 2021
- 1 min de leitura
Muitos pais carregam consigo a culpa por diversos problemas e dificuldades que seus filhos enfrentam na vida (agressividade, dificuldade de aprendizado, timidez, medos, inseguranças, ansiedade ....), especialmente na infância e na adolescência.
Na maioria das vezes essa culpa está respaldada nas "idéias" de que não são capazes de educar, que não estão conseguindo transmitir para os seus filhos informações, orientações e exemplos. Inclusive, exemplos que gostariam de ter recebidos de seus pais, e não receberam, ou que receberam e não aceitaram.
Importante ressaltar que no "mundo das idéias", dependendo da dinâmica familiar, seja por rebeldia, ou por não aceitação das coisas como elas são, deixamos passar despercebidas informações e exemplos transmitidos por nossos pais. Simplesmente eles se apagam da mente.
Com a afirmação, "Pais imperfeitos transmitem mais a realidade da vida do que os perfeitos.", a autora Bert Hellinger, nos convida para essa maravilhosa reflexão:
Somos seres imperfeitos aprendendo com as experiências vividas (erros e acertos, decepções e satisfações, perdas e ganhos).
Cada ser humano percorre essa jornada chamada "vida" do seu jeito, uns alcançam o entendimento e o autoconhecimento mais rápido, outros mais devagar, e tem aqueles que paralisam e precisam de ajuda para sair do lugar. E, tudo está certo, tudo deve ser respeitado porque a jornada do crescimento é individual.
Portanto, ter ou ser, pais imperfeitos é uma oportunidade de crescer olhando para a vida sem o “véu da ilusão” de que tudo é perfeito, É perceber que existe uma dinâmica sistêmica maravilhosa que deve ser vivida com sabedoria e gratidão.
Maria Lúcia Pesce
CRP 06/13.333




Comentários