top of page

O que é Nomofobia?

  • Foto do escritor: saudepsicofisica
    saudepsicofisica
  • 15 de dez. de 2021
  • 1 min de leitura

Nomofobia é o medo irracional de estar sem celular ou aparelhos eletrônicos no geral.

Está relacionado ao vício em outras tecnologias como computadores e videogames. Ou seja, quanto maior a dependência digital, maior a fobia.

Sendo assim, considerando que a OMS (Organização Mundial de Saúde), define a adicção como doença, a dependência digital e a nomofobia são doenças relativamente recentes, que surgiram pelas mudanças e avanços tecnológicos da/na sociedade.

As novas tecnologias tornaram a comunicação entre indivíduos tão fácil quanto o aperto de um ou dois botões. A facilidade de entrar em contato com outras pessoas e, ao mesmo tempo, de estar ao alcance delas traz inúmeras consequências, tanto positivas quanto negativas.

Desde o avanço da telefonia móvel, o celular se converteu em um aparato praticamente indispensável na vida das pessoas.

O acesso à tecnologia móvel avança mais rápido do que a universalização do saneamento básico.

A posse do celular é maior entre os jovens de 25 a 34 anos. Quanto maior a idade, menor a proporção de uso.

No caso da nomofobia, o receio de ficar incomunicável é explicado pelos pacientes que acodem aos serviços, para tratar a disfunção.

A principal alegação deles para não ficarem momento algum sem o aparelho celular, por exemplo, é dizer que podem passar mal na rua e, sem contato, ficariam sem socorro.

Nesses casos podemos fazer um paralelo: imagine um usuário de drogas na hora em que ele pensa em ficar sem a droga. Ele apresentará sintomas tais como: taquicardia, sudorese, irritabilidade, impaciência, pânico. Segundo os médicos e outros especialistas da área, ocorre o mesmo com quem possui o vício do celular.


Maria Lúcia Pesce

Psicóloga Clínica

CRP 06/13.333

@psicologa.marialuciapesce


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O Medo. Nosso Sinal de Alerta!

O Medo. Nosso sinal de Alerta! O medo atrapalha o nosso dia a dia, aparecendo sem se anunciar em nossos pensamentos, em nossas palavras,...

 
 
 
Gentileza gera Gentileza!

“Por favor?", "Obrigado!", "Muito prazer!", "Bom dia!", "Tudo bem?", "Posso ajudar?"... Quem não gosta de ser bem tratado? Como a célebre...

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2021 por Psicologia Clínica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page