top of page

O que a Raiva está tentando te dizer?

  • Foto do escritor: saudepsicofisica
    saudepsicofisica
  • 10 de nov. de 2021
  • 2 min de leitura

Sentir raiva é um sinal de alerta mostrando que você se desligou de coisas valiosas para você, e que suas necessidades não estão sendo atendidas. Ao invés de lidar com a raiva, reprimindo sentimentos ou agredindo alguém com seus julgamentos, você pode usá-la para descobrir o que você precisa, e como atender às suas necessidades de modo construtivo. Aprenda a perceber a raiva como uma amiga que quer te avisar sobre uma coisa muito importante.

Estes 3 passos irão te ajudar a como "bater um papo" com ela:

- ESCUTE SEUS PENSAMENTOS: com uma postura de curiosidade, indague a si mesmo: "o que estou pensando?" talvez surjam pensamentos obscuros, do tipo "eu acho que ela é invasiva, é dominante, é uma idiota...", mas sem filtros, fique assim, por alguns minutos, escutando seus julgamentos. (E atente-se: julgamentos são expressões trágicas de nossas necessidades não atendidas, por trás deles, sempre há algo importante pra nós!).

- DIRECIONE SUA ATENÇÃO PARA O SEU CORPO: Saia do campo mental, perceba seu corpo, observe as sensações. O que ele está tentando te dizer? Como está sua garganta, peito, ombros? Que sentimentos você tem? - provavelmente "raiva, irritação" - mas o que, além da raiva?

- PROCURE A RAIZ DA SUA RAIVA: aproveite as mensagens dos seus pensamentos e sentimentos. Se pergunte: se eu penso que ela seja 'dominante e invasiva' o que isso diz sobre mim? O que é tão importante pra mim? talvez você descubra, a partir disso, que precisa de mais espaço, mais igualdade. E os seus sentimentos (cansaço e desânimo) o que eles querem te dizer? talvez que precisa de mais autocuidado, mais diversão. Agora, percebendo a raiz da sua raiva, você irá sentir um certo alivio, mais tranquilidade. Com esta clareza, sobre o que é tão importante pra você, agora poderá escolher com calma como irá cuidar disso.

LEMBRE-SE: pessoas e acontecimentos podem ser o gatilho da sua raiva, mas seus pensamentos são a causa. Julgar que os outros estão "errados" te impedirá de fazer a conexão com suas necessidades não atendidas. Criar estratégias focadas no atendimento das suas necessidades, transformará a raiva em ações positivas.

Escolha viver relações com mais confiança, conexão e compreensão!

Maria Lúcia Pesce

Psicóloga Clínica

CRP 06/13.333

@psicologa.marialuciapesce

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O Medo. Nosso Sinal de Alerta!

O Medo. Nosso sinal de Alerta! O medo atrapalha o nosso dia a dia, aparecendo sem se anunciar em nossos pensamentos, em nossas palavras,...

 
 
 
Gentileza gera Gentileza!

“Por favor?", "Obrigado!", "Muito prazer!", "Bom dia!", "Tudo bem?", "Posso ajudar?"... Quem não gosta de ser bem tratado? Como a célebre...

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2021 por Psicologia Clínica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page