top of page

O Perdão

  • Foto do escritor: saudepsicofisica
    saudepsicofisica
  • 24 de jul. de 2021
  • 2 min de leitura

Aprender a perdoar é um contínuo ato de desembaraçar os pensamentos emaranhados na dor”. Quantas pessoas nos procuram com sintomas diversos, entre eles: enxaqueca, dor na cervical, gastrite, insônia.

No decorrer das sessões vão surgindo sentimentos como ressentimentos, mágoas, privação, maus-tratos, relacionamentos tóxicos, e não há ainda uma compreensão que fiz, ou ainda faço parte deste contexto. A fala é: mas eu não fiz nada; e esquecem que o processo é sempre entre duas pessoas, ela e o outro. Mais o que eu consenti? Onde eu deixei de ser eu mesma e me envolvi num emaranhado de dores?

O equívoco das pessoas é acreditarem que, se perdoar devo manter o vínculo de sempre. Não é isso, não preciso nem da convivência, nem esquecer o que aconteceu, preciso sim, dar novo significado a tudo. Retirar o valor que aquela situação tinha antes do perdão, e se colocar no lugar do outro, ter empatia, e compreender que como falhos, nós também falhamos com o outro.

Nós temos nas mãos o poder de decidir o que queremos para nossa vida, e o perdão, não é um sentimento, e sim uma decisão de viver em paz consigo mesma.

Se o auto perdão e perdão só depende de uma decisão pessoal, por que carregar fardos por anos e fio? A opção de buscar ajuda de um profissional é o melhor caminho a seguir.

Uma dica para ajudar neste processo do auto perdão e perdão: pegue uma folha de papel em branco e escreva uma carta para você mesma. Converse com seu eu mais interior e vá se perdoando. Após, faça isso com o nome da pessoa que você considera, que mais te fez sofrer, desta forma ao escrever de próprio punho, não somente te ajudará, como também vai te liberar destes sentimentos negativos.

Perdoe-se e perdoe é terapêutico.


Maria Lúcia Pesce

CRP 06/13344

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O Medo. Nosso Sinal de Alerta!

O Medo. Nosso sinal de Alerta! O medo atrapalha o nosso dia a dia, aparecendo sem se anunciar em nossos pensamentos, em nossas palavras,...

 
 
 
Gentileza gera Gentileza!

“Por favor?", "Obrigado!", "Muito prazer!", "Bom dia!", "Tudo bem?", "Posso ajudar?"... Quem não gosta de ser bem tratado? Como a célebre...

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2021 por Psicologia Clínica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page