Meu filho (a) não quer estudar, e agora?
- saudepsicofisica

- 31 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
Os pais precisam entender que o passo inicial é a motivação da criança em aprender. A criança precisa querer aprender, se sentir interessada, mas quais motivos podem fazer a criança perder o interesse em aprender?
O comportamento dos pais influencia diretamente nisso, por exemplo pais leitores tendem a ter filhos leitores, o que não é uma regra, as vezes a ansiedade de tornar o filho um leitor tem um efeito totalmente oposto.
Outro comportamento dos pais é o de projetar seus sonhos na criança, por exemplo: “meu filho vai ser médico”, “minha filha vai ser uma advogada renomada”.
São projeções que indiretamente vão fazendo com que os pais direcionem os filhos a estudos que nem sempre são atrativos para a criança. O filho é um outro ser, único, que pode querer atuar em qualquer outra área que os pais não planejaram.
Acompanhar os filhos nos estudos é de grande importância. Observar os sinais que a criança transmite em relação ao aprendizado, ao emocional, conversar sobre questionamentos próprios da fase da adolescência.
Além dos pontos acima, o excesso de cobrança (dos pais, da escola ou mesmo de si mesmo), muito tempo conectado à internet apenas de lazer sem estudo, agitação e irritabilidade quando se fala de realizar tarefas escolares, são fatores que podem sinalizar o motivo da perda do interesse por estudar.
Pontos importantes para os pais ajudarem seus filhos a querer a estudar:
Entender o motivo pelo qual a criança não quer estudar, sem julgar, mas buscar entender;
Conversar sobre a importância de aprender e incentivar o gosto por aprender;
Comparativos com o cotidiano, coisas que a criança goste (jogos, desenhos etc) pode tornar o aprender mais atrativo;
Montar uma rotina de estudo que seja DIÁRIA. O hábito é um grande aliado neste ponto;
Valorizar as conquistas, das menores às maiores. Qualquer conquista merece ser valorizada, e isso não significa dar presente, mas sim valorizar.
Maria Lúcia Pesce
Psicóloga
CRP 06/13333




Comentários