Medicamentos Psiquiátricos: quando parar de tomar?
- saudepsicofisica

- 13 de ago. de 2021
- 1 min de leitura
Os medicamentos psiquiátricos tem que ser tomados conforme a prescrição e orientação do médico.
Muitos dos medicamentos começam a fazer efeito na 3a semana de ingestão. Isso depende de cada ser humano, somos singulares, únicos dentro de um todo. Cada um reage de uma forma.
Os medicamentos são muito importantes quando avaliados pelo médico. O paciente deve cumprir a prescrição e fazer o acompanhamento com o profissional.
Esses medicamentos agem em nossas sinapses neuronais, por isso não pode parar de tomá-los abruptamente. Pode ter sérias consequências se assim fizer!!!
Em alguns transtornos mentais os medicamentos serão de uso contínuo, ou seja, não poderá deixar de tomá-los, mas existe a possibilidade do médico fazer substituição. Ele orientará a forma que o paciente irá trocar de um medicamento para outro.
Em outros transtornos é possível a retirada do medicamento, quando o paciente encontra-se recuperado. Nestes casos o médico responsável fará o “desmame”, ou seja, passará orientações para ir retirando aos poucos, lentamente. Porque isso? São medicamentos, como já citei, que trabalham com as sinapses neuronais, então o cérebro tem que ir se adaptando aos poucos com a retirada do medicamento.
Não aja pelo que pensa.
Se respeite.
Queira o seu bem.
Cumpra as orientações.
Maria Lúcia Pesce
Psicóloga Clínica




Comentários