Entenda um pouco sobre Fibromialgia: dor da Alma
- saudepsicofisica

- 5 de ago. de 2021
- 1 min de leitura
No Brasil são mais de 5 milhões de vítimas, que sofrem de fibromialgia, sendo 80% dos pacientes mulheres e 20% em homens. Quando ocorre em homens geralmente são quadros mais severos.
As dores corporais aparecem sem aviso prévio.
“Um misto de frustração, medo e dor”.
Os episódios costumam ser cada vez mais fortes e frequentes. Muitas vezes as dores parecem ser insuportáveis. A dor esgota a pessoa acometida. Geralmente já passaram por muitos médicos em várias especialidades, já tomaram diversos medicamentos, tiveram efeitos colaterais, até chegar num diagnóstico.
As pessoas com essas dores possuem uma causa/fundo emocional que se instalam no corpo.
Fibromialgia significa uma dor e rigidez dos tecidos moles, como músculos, ligamentos e tendões. Existem áreas de maior sensibilidade (pontos de ativação). Em geral, é precipitada por estresse. Deve- se excluir doenças reumáticas e hipotireoidismo.
A pessoa sente fadiga, fraqueza, muscular, dor de cabeça, dor abdominal, formigamentos, tonturas, insônia, náuseas, dor no peito, boca seca, vômitos, perda do apetite. . . (Pertinentes aos sintomas de Ansiedade).
A massagem, fisioterapia, acupuntura, podem ajudar na analgesia das dores.
A Psicoterapia (Psicologia) ajuda os pacientes acometidos pela fibromialgia, a identificar e lidar com os estressores psico sociais, e desta forma melhorar a fibromialgia.
O Tratamento psiquiátrico é fundamental no manejo das medicações ministradas.
Maria Lúcia Pesce
Psicóloga Clínica




Comentários