Emoções Primordiais ou Instintivas: Origem da consciência
- saudepsicofisica

- 10 de nov. de 2021
- 1 min de leitura
Antes das emoções básicas, existiam as emoções primordiais ou instintivas. Foram esses estados psicofísicos que impulsionaram nossa humanização e desenvolvimento cognitivo.
Os neurociêntistas apontam que essas emoções originais (ancestrais) formaram a base dos instintos. São componentes que promovem a ação, impulsionam a necessidade de saciar a fome ou escapar de uma ameaça. De alguma forma esses processos agiam quase com aquele substrato que nos permitia passar do selvagem ao humano, do essencial ao complexo.
Esse tópico é mais do que interessante. Ele nos permite entender como os sistemas de organização emocional foram fundamentais para a construção da escultura do cérebro durante a ontogenia. Não apenas nossos corpos evoluíram. Os sístemas emocionais também se sotisficaram muito nessa evolução, e isso foi decisivo para o desenvolvimento cognitivo.
Afinal o ser humano não é apenas o que pensa, é também o que sente.
Os especialista ainda estudam o assunto, pois há dúvidas em saber o que deu origem à consciência. Para uns ela surgiu após o desenvolvimento do processo cognitivos. Para outros, a consciência é o resultado das nossas emoções.
Maria Lúcia Pesce
Psicóloga Clínica
CRP 06/13.333
@psicologa.marialuciapesce




Comentários