Disforia de Gênero (Homem ou Mulher?)
- saudepsicofisica

- 20 de nov. de 2021
- 1 min de leitura
Disforia de gênero refere-se ao sofrimento que pode acompanhar a incongruência entre o gênero expresso (desejado) e o gênero designado à uma pessoa no seu nascimento.
A discordância quanto ao gênero de nascimento é componente central para o diagnóstico, devendo existir, também, evidências de sofrimentos causados por essa incompatibilidade com o gênero, que lhes foi atribuído ao nascer.
Em adolescentes jovens com disforia de gênero, as características clínicas, podem se assemelhar às da criança e de adultos, com a mesma condição, dependendo do nível de desenvolvimento e, entender as características que apoiam o diagnóstico desse comportamento é ssencial aos pais, para ajudar seus filhos no enfrentamento da questão.
É preciso estar atento, na infância e adolescência, para que esses grupos etários sejam acolhidos, orientados, pois sabe-se que, o sofrimento pode levar adolescentes a conseguirem de maneira ilegal, sem a devida prescrição médica, supressores hormonais. Muitos dos casos o sofrimento conduz o adolescente a ideação suicida e outros comportamentos com prejuizo à vida.
A Psicoterapia deve ser vista como parte da conscientização.
Maria Lúcia Pesce
Psicóloga Clínica
CRP 06/13.333
@psicologa.marialuciapesce
________




Comentários