top of page

Disforia de Gênero (Homem ou Mulher?)

  • Foto do escritor: saudepsicofisica
    saudepsicofisica
  • 20 de nov. de 2021
  • 1 min de leitura

Disforia de gênero refere-se ao sofrimento que pode acompanhar a incongruência entre o gênero expresso (desejado) e o gênero designado à uma pessoa no seu nascimento.

A discordância quanto ao gênero de nascimento é componente central para o diagnóstico, devendo existir, também, evidências de sofrimentos causados por essa incompatibilidade com o gênero, que lhes foi atribuído ao nascer.

Em adolescentes jovens com disforia de gênero, as características clínicas, podem se assemelhar às da criança e de adultos, com a mesma condição, dependendo do nível de desenvolvimento e, entender as características que apoiam o diagnóstico desse comportamento é ssencial aos pais, para ajudar seus filhos no enfrentamento da questão.

É preciso estar atento, na infância e adolescência, para que esses grupos etários sejam acolhidos, orientados, pois sabe-se que, o sofrimento pode levar adolescentes a conseguirem de maneira ilegal, sem a devida prescrição médica, supressores hormonais. Muitos dos casos o sofrimento conduz o adolescente a ideação suicida e outros comportamentos com prejuizo à vida.

A Psicoterapia deve ser vista como parte da conscientização.


Maria Lúcia Pesce

Psicóloga Clínica

CRP 06/13.333

@psicologa.marialuciapesce

________

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O Medo. Nosso Sinal de Alerta!

O Medo. Nosso sinal de Alerta! O medo atrapalha o nosso dia a dia, aparecendo sem se anunciar em nossos pensamentos, em nossas palavras,...

 
 
 
Gentileza gera Gentileza!

“Por favor?", "Obrigado!", "Muito prazer!", "Bom dia!", "Tudo bem?", "Posso ajudar?"... Quem não gosta de ser bem tratado? Como a célebre...

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2021 por Psicologia Clínica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page