top of page

Como identificar uma crise de Ansiedade . . .

  • Foto do escritor: saudepsicofisica
    saudepsicofisica
  • 30 de ago. de 2021
  • 2 min de leitura

A ansiedade é uma sensação comum do ser humano e inclusive, nos ajuda a saber quando temos que nos preparar para algo importante. Eu sempre falo para os meus pacientes que de certo modo, a ansiedade é positiva para o ser humano. Porém, quando ela se agrava e sai fora da curva ou seja, dos niveis aceitáveis, a história muda.

A Ansiedade sempre aparece quando uma situação nova e desafiadora surge, contudo, a crise de ansiedade acontece quando, de uma forma súbita, uma pessoa começa a ter sintomas muito intensos de ansiedade. Essa crise geralmente aparece sem a presença de uma ameaça real ou de um perigo iminente.

A crise de ansiedade está relacionada também com o estresse, o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) e o estresse pós-traumático. Além disso, pode estar relacionada com a Agorafobia e o Transtorno do Pânico.

SINTOMAS DA CRISE DE ANSIEDADE:

A crise de ansiedade gera um aumento de adrenalina e de cortisol no organismo. Isso faz com que a pessoa entre na chamada resposta de luta e fuga, que é quando o corpo se prepara como se existisse uma ameaça real no ambiente.

A adrenalina faz com que a pessoa coloque a atenção voltada para o perigo e para as sensações físicas. Há um aumento da frequência respiratória, ou seja, a pessoa respira mais rápido e isso pode dar uma sensação de sufocamento.

A adrenalina manda uma mensagem para que vá mais sangue para os músculos. Isso faz com que a pessoa em crise sinta os músculos mais tensos e até trêmulos.

Outro sintoma é o metabolismo ficar muito acelerado, o que leva a um aumento da temperatura do corpo. A consequência disso é a pessoa suar mais.

A produção de saliva na boca diminui, assim fica uma sensação de boca seca e garganta arranhada.

Os batimentos cardíacos aumentam, isso dá uma sensação de palpitação e aumento da pressão arterial. Esse aumento da pressão arterial é normal nesses casos.

Outro sintoma que acontece nas crises de ansiedade é que o intestino e o estômago diminuem a sua função. Isso propicia dores no estômago, náusea e queimação.

QUANTO TEMPO PODE DURAR UMA CRISE DE ANSIEDADE:

Uma crise de ansiedade pode durar em média, de 30 minutos até 1 hora, no máximo. Porém, a tendência é que dure menos. A duração pode diminuir quando a pessoa prática técnicas específicas.

Muitas pessoas me perguntam por quanto tempo podem ter crises de ansiedade. Existem pessoas que tem ansiedade demasiada por dias, meses ou anos. Outras, vão diminuindo com as práticas para relaxamento.

É importante lembrar que a questão do tempo é subjetiva de pessoa para pessoa. Isso depende muito da situação em que a pessoa se encontra.

Desse modo, a melhor maneira de deixar de ter crises de ansiedade é com o tratamento psicológico e psiquiátrico. Por meio do acompanhamento psicológico o paciente irá descobrir técnicas funcionais para mudar de hábitos, entender a causa da ansiedade e ter um autoconhecimento de suas ações que vai propiciar uma segurança.


Maria Lúcia Pesce

Psicóloga Clínica

@psicologa.marialuciapesce

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O Medo. Nosso Sinal de Alerta!

O Medo. Nosso sinal de Alerta! O medo atrapalha o nosso dia a dia, aparecendo sem se anunciar em nossos pensamentos, em nossas palavras,...

 
 
 
Gentileza gera Gentileza!

“Por favor?", "Obrigado!", "Muito prazer!", "Bom dia!", "Tudo bem?", "Posso ajudar?"... Quem não gosta de ser bem tratado? Como a célebre...

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2021 por Psicologia Clínica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page