top of page

Como identificar se eu estou “sofrendo” por procrastinação? Você sabe o que é procrastinar?

  • Foto do escritor: saudepsicofisica
    saudepsicofisica
  • 10 de jul. de 2021
  • 2 min de leitura

A palavra “procrastinação” descreve o ato de adiar indefinidamente o cumprimento de determinada tarefa. Esse termo vem sendo largamente utilizado nos dias de hoje, mas esse comportamento nem sempre é um problema. Isso porque vivemos em uma sociedade cuja lógica produtivista (a sensação de ter que estar sempre fazendo alguma coisa, desempenhando uma tarefa, produzindo algo) se faz muito presente. Muitas vezes, aquele necessário tempo de descanso é sentido pelo sujeito como “procrastinação”, mas o problema está justamente em não poder parar. Mas existem, de fato, pessoas que acabam adiando indefinidamente suas obrigações, tendo muita dificuldade de finalizá-las. Não importa se devido a uma dificuldade de aproveitar um momento de descanso ou se existe realmente uma dificuldade em concluir tarefas, caso haja sofrimento relacionado à procrastinação, ela se tornou um problema caso exista prejuizos na sua vida.

A procrastinação também pode ser oriunda do medo de errar, geralmente está relacionada a quadros de ansiedade que costumam vir acompanhados de pensamentos catastróficos, e como forma de evitar o "erro", "falha", "prejuizo" "punição" "vergonha" a pessoa passa a não realizar algo ou sempre postergar decisões e ações para evitar as possíveis consequencias desagradáveis. Ela passa a ser um problema quando é constante e em vários contextos, isto é, na área familiar, relacionamentos interpessoais e no ambiente acadêmico/trabalho, como conquencia pode estar atrapalhando sua vida, causando prejuizos pessoais, o que faz com que você não consiga recuperar.

Por exemplo: se você perde a hora para o trabalho, ou não cumpre seus prazos e eventualmente recebe advertências e chamam sua atenção, chegando a perder o emprego; se estuda e não entrega suas atividades por perder os prazos e eventualmente perder o ano se não conseguir recuperar; se promete cumprir algo e não cumpre.

Para sabermos se estamos procrastinando, temos que nos observarmos. Estou adiando ou não dou conta de realizar a atividade?. Oriento organizar as tarefas diárias, semanais, mensais. Faça uma agenda das atividades. Cuidado para não se comprometer com o que não será possivel realizar. Lembre-se que precisamos de momentos de descanso.

Maria Lúcia Pesce CRP 06/13.333

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O Medo. Nosso Sinal de Alerta!

O Medo. Nosso sinal de Alerta! O medo atrapalha o nosso dia a dia, aparecendo sem se anunciar em nossos pensamentos, em nossas palavras,...

 
 
 
Gentileza gera Gentileza!

“Por favor?", "Obrigado!", "Muito prazer!", "Bom dia!", "Tudo bem?", "Posso ajudar?"... Quem não gosta de ser bem tratado? Como a célebre...

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2021 por Psicologia Clínica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page