top of page

Como controlar a Ansiedade?

  • Foto do escritor: saudepsicofisica
    saudepsicofisica
  • 9 de jun. de 2021
  • 2 min de leitura

Existem várias técnicas para o controle da Ansiedade. Vou falar um pouco sobre Ansiedade. Todos nós temos Ansiedade, ela nos atrapalha quando apresentamos sintomas que nos chamam atenção e muitas vezes são sintomas que nos impedem de estar atuando como fazíamos antes. Vou te contar uma coisa que talvez você não sabe! Eu já sofri de sintomas de Ansiedade. Aprendi a ter controle e os sintomas redimiram. Então, conheço o assunto Ansiedade na prática e na ciência/teoria. Se eu consegui ter o controle você também conseguirá. Cabe ressaltar que é necessário realizar algumas práticas simples para reduzir e controlar os sintomas.

A Ansiedade é providencial, pois nos protege diante de perigos. Na antiguidade os seres humanos tinham que lutar ou fugir diante dos perigos. Atualmente não estamos mais na “era das cavernas”, mas o perigo ainda existe. O problema é que nosso sistema nervoso aprendeu que algo não perigoso pode ser percebido como perigo. Aí o sistema nervoso central emite sintomas para enfrentamento diante de situações irrelevantes, pois o cérebro entende que estamos em perigo.
Existem inúmeros sintomas de Ansiedade. Citarei aqui os mais comuns: taquicardia, respiração ofegante, dor no peito, suor frio ou quente, boca seca, dor abdominal, diarreia, vômitos, náuseas, sensação de desfalecimento, pensamentos acelerados e intrusivos, tremores geralmente nas mãos, insônia, frequência cardíaca aumentada, sensação de sufocamento, sensação de asfixia, paralização durante uma atividade, medo de perder o controle ou enlouquecer, medo de morrer, sensação de formigamento (geralmente nos pés e nas mãos), sensação de tontura, irritabilidade, desrealização (sensação de irrealidade), despersonalização (estar distanciado de si mesmo) . . .
Quando surgem vários sintomas ao mesmo tempo é comum o acometido ir ao Pronto Socorro, pois as sensações são físicas, as quais levam a pensar que pode estar ocorrendo um infarte. Considero assertivo buscar um pronto atendimento, mas quando fecha-se o diagnóstico e não há evidências de infarte, o profissional da saude irá explicar que trata-se de sintomas ansiosos ou até mesmo Transtorno da Ansiedade Generaliza, ou Síndrome do Pânico.



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
O Medo. Nosso Sinal de Alerta!

O Medo. Nosso sinal de Alerta! O medo atrapalha o nosso dia a dia, aparecendo sem se anunciar em nossos pensamentos, em nossas palavras,...

 
 
 
Gentileza gera Gentileza!

“Por favor?", "Obrigado!", "Muito prazer!", "Bom dia!", "Tudo bem?", "Posso ajudar?"... Quem não gosta de ser bem tratado? Como a célebre...

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2021 por Psicologia Clínica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page